Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48156
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesafiosEnsinoRemoto.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
Autor(es): Martins, Mickaella Michelson
Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Ribeiro, Alice Melo
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7029-2051
https://orcid.org/0000-0003-0713-5082
https://orcid.org/0000-0002-0585-7420
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Universidade de Brasilia
Assunto: Criatividade
Protagonismo discente
Ensino remoto
Metodologia ativa
Data de publicação: 16-Fev-2024
Editora: Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj
Referência: MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.
Resumo: A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Núcleo de Educação Científica (IB NECBio)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.