Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48156
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DesafiosEnsinoRemoto.pdf4,59 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
Auteur(s): Martins, Mickaella Michelson
Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Ribeiro, Alice Melo
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-7029-2051
https://orcid.org/0000-0003-0713-5082
https://orcid.org/0000-0002-0585-7420
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Universidade de Brasilia
Assunto:: Criatividade
Protagonismo discente
Ensino remoto
Metodologia ativa
Date de publication: 16-fév-2024
Editeur: Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj
Référence bibliographique: MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.
Résumé: A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Núcleo de Educação Científica (IB NECBio)
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48156/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.