Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Martins, Mickaella Michelson | - |
dc.contributor.author | Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-04T13:56:56Z | - |
dc.date.available | 2024-06-04T13:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156 | - |
dc.description.abstract | A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protagonismo discente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Educação do Estado de Goiás | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasilia | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|