http://repositorio.unb.br/handle/10482/48156
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DesafiosEnsinoRemoto.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
Autor : | Martins, Mickaella Michelson Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de Ribeiro, Alice Melo |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Secretaria de Educação do Estado de Goiás Universidade de Brasilia |
Assunto:: | Criatividade Protagonismo discente Ensino remoto Metodologia ativa |
Fecha de publicación : | 16-feb-2024 |
Editorial : | Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj |
Citación : | MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024. |
Resumen : | A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.