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Título : A constituição do efeito estético através do narrador : aspectos de credibilidade em Cartucho, de Nellie Campobello
Autor : Soares, Janara Laíza de Almeida
Orientador(es):: Aparecida, Ana Paula Caixeta
Assunto:: Campobello, Nellie 1900-1986 - crítica e interpretação
Efeito estético
Credibilidade
Epistemologia do Romance
Romance da Revolução
Fecha de publicación : 1-dic-2021
Citación : SOARES, Janara Laíza de Almeida. A constituição do efeito estético através do narrador: aspectos de credibilidade em Cartucho, de Nellie Campobello. 2021. 189 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Esta tese tem como objetivo analisar a constituição do efeito de credibilidade no livro Cartucho: relatos de la lucha en el Norte de México (1931), da escritora Nellie Campobello. A discussão teórica é feita em torno dos princípios da Epistemologia do Romance (ER) e de noções já desenvolvidas nesse campo, como jogo e intencionalidade, essenciais para estabelecer o status de efeito da credibilidade no corpus da tese. Evocamos e desenvolvemos, na primeira parte, noções assentadas sobre os estudos de Johan Huizinga (2000), Hans-Georg Gadamer (2008), Wolfgang Iser (1996, 1999, 2013), com a intenção de discutir os seguintes aspectos: a noção de jogo no âmbito literário; a intencionalidade, que marca a racionalidade presente no objeto de arte, responsável pela configuração das estratégias narrativas que produziram o efeito estético; e a credibilidade, enquanto noção que articula literário e extraliterário na configuração dos demais efeitos estéticos. Na segunda parte, buscamos traçar um gesto epistemológico a partir da construção de uma hipótese ontológica, noção trazida por Milan Kundera (2016) em sua reflexão sobre o romance. Ao analisarmos o ambiente social, político e cultural que serve como base para a obra, bem como a posição da autora quanto aos acontecimentos da época e dilemas das narrativas de guerra, chegamos à seguinte hipótese ontológica: O esquecimento do sujeito como degradação não apenas do ser humano (enquanto pessoa esquecida) no contexto de violência da Revolução, mas de toda uma atividade coletiva pautada na ação desse sujeito e de suas consequências sociais. Estabelecida essa identificação, a pesquisa permitiu a construção de uma conjectura que sugere como principal elemento para a criação do efeito de credibilidade e dos demais efeitos – criados para corroborar a hipótese ontológica -, a narradora com uma perspectiva infantil e a estilização da voz da criança-testemunha. Desse modo, na terceira parte do livro, partimos da ideia de imaginário social, de Bronislaw Baczko (1999), para observar como a escritora utilizou o imaginário infantil da época para, através da composição antitética entre os elementos desse imaginário e o ambiente abjeto da guerra, criar o efeito de choque e a possível desconstrução dos discursos oficiais, que higienizam a história ao organizá-la didaticamente para criar o sentimento de união nacional. Além disso, analisamos a focalização como desenvolvida por Mieke Bal (2007, 2017) para dar conta da especificidade da narradora de Cartucho e da produção de efeitos decorrente do tipo de focalização escolhida para a narradora. Por fim, desdobramos as escolhas para a criação da credibilidade do livro estudado que, colocado no mundo, compete com as narrativas das autoridades através do testemunho, da memória e da voz estetizada da criança, instituindo o jogo de credibilidade e a manipulação do efeito estético.
Abstract: This thesis aims to analyze the constitution of the credibility effect in the book Cartucho: relatos de la lucha en el Norte de México (1931), by Nellie Campobello. The theoretical discussion is based on the principles of Epistemology of the Romance (ER) and notions already developed in this field, such as play and intentionality, essential to establish the status of effect on credibility. In the first part, we evoke and develop notions based on the studies of Johan Huizinga (2000), Hans-Georg Gadamer (2008), Wolfgang Iser (1996, 1999, 2013), with the intention of discussing the following aspects: the notion of play in the literary field; intentionality, which it marks the rationality present in the art object, responsible for configuring the narrative strategies that produced the aesthetic effect; and credibility, as a notion that articulates literary and extraliterary in the configuration of other aesthetic effects. In the second part, we seek to trace an epistemological gesture from the construction of an ontological hypothesis, a notion brought up by Milan Kundera (2016) in his reflection on the novel. By analyzing the social, political and cultural environment that serves as the basis for the work, as well as the author's position on the events of the time and dilemmas of the war narratives, we arrive at the ontological hypothesis: the oblivion of the subject as a degradation not only of the human being (as a forgotten person) in the context of the Revolution, but a whole collective activity based on the action of this subject and its social consequences. Having established this identification, the research allowed the construction of a conjecture that suggests, as the main element for the creation of the credibility effect and the other effects - created to corroborate the ontological hypothesis -, the narrator with a child's perspective and the stylization of the child-witness's voice. Thus, in the third part of the book, we start from the idea of social imaginary, by Bronislaw Baczko (1999), to observe how the writer used the children's imaginary of the period to, through the antithetical composition between the elements of this imaginary and the abject environment of the war, creating the shock effect and the possible deconstruction of official discourses, which sanitize history by organizing it didactically to create the feeling of national unity. Furthermore, we analyze focusing as developed by Mieke Bal (2007, 2017) to account for the specificity of Cartucho's narrator and the production of effects resulting from the type of focusing chosen for the narrator. Finally, we unfold the choices for creating the credibility of the book studied, which, placed in the world, competes with the authorities' narratives through the testimony, memory and aestheticized voice of the child, instituting the credibility game and the manipulation of the aesthetic effect.
Resumen: Esta tesis tiene como objetivo analizar la constitución del efecto de credibilidad en el libro Cartucho: relatos de la lucha en el norte de México (1931), de Nellie Campobello. La discusión teórica se basa en los principios de la Epistemología de la Novela y nociones ya desarrolladas en este campo, como el juego y la intencionalidad, fundamentales para establecer la credibilidad como un efecto. En la primera parte, evocamos y desarrollamos nociones a partir de los estudios de Johan Huizinga (2000), Hans-Georg Gadamer (2008), Wolfgang Iser (1996, 1999, 2013), con la intención de discutir los siguientes aspectos: la noción de juego en el campo literario; la intencionalidad, que marca la racionalidad presente en el objeto de arte, encargada de configurar las estrategias narrativas que produjeron el efecto estético; y credibilidad, como noción de articulación literaria y extraliteraria en la configuración de otros efectos estéticos. En la segunda parte, buscamos rastrear un gesto epistemológico a partir de la construcción de una hipótesis ontológica, noción planteada por Milan Kundera (2016) en su reflexión sobre la novela. Al analizar el entorno social, político y cultural que sirve de base a la obra, así como la posición del autor sobre los hechos de la época y los dilemas de las narrativas de guerra, llegamos a la hipótesis ontológica: El olvido del sujeto como una degradación no solo del ser humano (como persona olvidada) en el contexto de la Revolución, sino de toda una actividad colectiva basada en la acción de este sujeto y sus consecuencias sociales. Establecida esta identificación, la investigación permitió la construcción de una conjetura que sugiere, como elemento principal para la creación del efecto de credibilidad y los demás efectos – creados para corroborar la hipótesis ontológica –, el narrador con perspectiva infantil y la estilización de la voz de la niña- testigo. Así, en la tercera parte de la tesis, partimos de la idea de imaginario social, de Bronislaw Baczko (1999), para observar cómo el escritor utilizó el imaginario infantil de la época para, a través de la composición antitética entre los elementos de este imaginario y el ambiente abyecto de la guerra, creando el efecto de choque y la posible deconstrucción de los discursos oficiales, que sanean la historia organizándola didácticamente para crear el sentimiento de unidad nacional. Además, analizamos el enfoque desarrollado por Mieke Bal (2007, 2017) para dar cuenta de la especificidad del narrador de Cartucho y la producción de efectos resultantes del tipo de focalización elegido para el narrador. Finalmente, se despliegan las opciones para crear la credibilidad del libro estudiado, que, colocado en el mundo, compite con las narrativas de las autoridades a través del testimonio, la memoria y la voz estetizada del niño, instituyendo el juego de la credibilidad y la manipulación del efecto estético.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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