http://repositorio.unb.br/handle/10482/8175
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf | 224,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O ensino da história africana : metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi |
Outros títulos: | Teaching of African history : methodologies and myths – the case study of queen Nzinga Mbandi |
Autor(es): | Pantoja, Selma |
Assunto: | Metodologia Mito África - história |
Data de publicação: | Mar-2010 |
Referência: | PANTOJA, Selma. O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi. Revista Cerrados, Brasília, v. 19, n. 30, p. 315-328, mar. 2010. Disponível em: <http://www.revistacerrados.com.br/index.php/revistacerrados/article/view/189>. Acesso em: 01 jun. 2011. |
Resumo: | Este artigo é uma tentativa de apresentar o percurso bibliográfico das muitas interpretações sobre a figura da rainha Nzinga, desde as primeiras imagens descritas na sua época até hoje. A intenção é captar os momentos das múltiplas representações, tanto nas formas especulativas como uma figura diabólica, ou nas intenções dos usos da figura da rainha mbundu enquanto reforço das construções de identidades. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article is an attempt to present the bibliographical passage of many interpretations about the figure of the queen Nzinga, since the first described images at her time until today. The objective is to catch the moments of the multiple representations, as much in the speculative forms as a devilish figure, or in the intentions of the uses of the figure of the queen mbundu while reinforcement of the constructions of identities. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.