Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/8175
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf224,04 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O ensino da história africana : metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi
Autre(s) titre(s): Teaching of African history : methodologies and myths – the case study of queen Nzinga Mbandi
Auteur(s): Pantoja, Selma
Assunto:: Metodologia
Mito
África - história
Date de publication: mar-2010
Référence bibliographique: PANTOJA, Selma. O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi. Revista Cerrados, Brasília, v. 19, n. 30, p. 315-328, mar. 2010. Disponível em: <http://www.revistacerrados.com.br/index.php/revistacerrados/article/view/189>. Acesso em: 01 jun. 2011.
Résumé: Este artigo é uma tentativa de apresentar o percurso bibliográfico das muitas interpretações sobre a figura da rainha Nzinga, desde as primeiras imagens descritas na sua época até hoje. A intenção é captar os momentos das múltiplas representações, tanto nas formas especulativas como uma figura diabólica, ou nas intenções dos usos da figura da rainha mbundu enquanto reforço das construções de identidades. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article is an attempt to present the bibliographical passage of many interpretations about the figure of the queen Nzinga, since the first described images at her time until today. The objective is to catch the moments of the multiple representations, as much in the speculative forms as a devilish figure, or in the intentions of the uses of the figure of the queen mbundu while reinforcement of the constructions of identities.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8175/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.