http://repositorio.unb.br/handle/10482/8175
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf | 224,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O ensino da história africana : metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi |
Otros títulos : | Teaching of African history : methodologies and myths – the case study of queen Nzinga Mbandi |
Autor : | Pantoja, Selma |
Assunto:: | Metodologia Mito África - história |
Fecha de publicación : | mar-2010 |
Citación : | PANTOJA, Selma. O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi. Revista Cerrados, Brasília, v. 19, n. 30, p. 315-328, mar. 2010. Disponível em: <http://www.revistacerrados.com.br/index.php/revistacerrados/article/view/189>. Acesso em: 01 jun. 2011. |
Resumen : | Este artigo é uma tentativa de apresentar o percurso bibliográfico das muitas interpretações sobre a figura da rainha Nzinga, desde as primeiras imagens descritas na sua época até hoje. A intenção é captar os momentos das múltiplas representações, tanto nas formas especulativas como uma figura diabólica, ou nas intenções dos usos da figura da rainha mbundu enquanto reforço das construções de identidades. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article is an attempt to present the bibliographical passage of many interpretations about the figure of the queen Nzinga, since the first described images at her time until today. The objective is to catch the moments of the multiple representations, as much in the speculative forms as a devilish figure, or in the intentions of the uses of the figure of the queen mbundu while reinforcement of the constructions of identities. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.