http://repositorio.unb.br/handle/10482/51050
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GabrielaChiaparini_TESE.pdf | 972,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Parâmetros do reforço e resistência à mudança de relações condicionais emergentes |
Autor(es): | Chiaparini, Gabriela |
Orientador(es): | Melo, Raquel Maria de |
Assunto: | Reforço (Psicologia) Resistência à mudança da acurácia Aquisição de discriminações |
Data de publicação: | 2-Dez-2024 |
Data de defesa: | 1-Ago-2024 |
Referência: | CHIAPARINI, Gabriela. Parâmetros do reforço e resistência à mudança de relações condicionais emergentes. 2024. 124 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Foram investigados os efeitos da frequência (Experimento 1) e da magnitude (Experimento 2) dos reforços sobre a acurácia de discriminações condicionais e a resistência à mudança de relações condicionais e emergentes originais, com dezesseis estudantes universitários. Na Fase 1, foram ensinadas discriminações originais com uma tarefa de MTS simultâneo e estímulos abstratos, e verificada a formação de classes de equivalência. Na Fase 2, ocorreu a reversão de todas as discriminações originais, ensinadas na Fase 1, seguido pelo teste de reorganização das classes de equivalência. Nas contingências do treino de reversão e no teste de reorganização estava em vigor a extinção para as discriminações condicionais e emergentes originais, operação disruptiva utilizada. A resistência à mudança das discriminações originais foi avaliada comparando a acurácia nos treinos originais com a acurácia nos treinos de reversão, e a resistência à mudança das relações emergentes originais foi verificada no teste de reorganização de classes. No Experimento 1, a frequência de reforços nos treinos foi manipulada por um esquema mult VR 2 VR 6 e a ordem de exposição às contingências (i.e. componentes) foi contrabalanceada. Na ordem Pobre-Rico (P-R), a acurácia das discriminações foi maior no componente Rico nos treinos originais. Na ordem Rico-Pobre (R-P), a acurácia foi assistemática. Nas reversões, na ordem P-R, a acurácia foi maior no componente Rico e na ordem R-P, maior no componente Pobre. Não houve resistência à mudança das discriminações e relações emergentes originais. Por outro lado, todos os participantes reorganizaram as classes de equivalência. No Experimento 2, houve a tentativa de deixar a frequência de reforços nos treinos similar entre componentes com um esquema mult VR 2 VR 2, e a magnitude dos reforços foi manipulada: respostas elegíveis para o reforço resultaram em 40 pontos (Alta Magnitude) ou 10 pontos (Baixa Magnitude). Nos treinos originais, a acurácia foi maior no componente Alta Magnitude, independentemente da ordem de exposição. Nos treinos de reversões, na ordem P-R, a acurácia foi maior no componente Alta Magnitude, e na ordem R-P, a acurácia foi maior no componente Baixa Magnitude. Não houve resistência à mudança das discriminações originais. Por outro lado, um participante mostrou resistência à mudança das discriminações emergentes originais, e os demais reorganizaram as classes de equivalência originais. Limitações foram encontradas nos dois estudos, como o feedback de erros em CRF nos treinos, e a diferença na frequência de reforços, no Experimento 2. Em conjunto, os estudos mostram que é possível formar e reorganizar classes de equivalência utilizando esquemas múltiplos com reforçamento intermitente, em tarefas de tentativas discretas, com estímulos abstratos. Além disso, mostra que é possível investigar a resistência à mudança em relações emergentes. Por fim, é possível afirmar que os parâmetros do reforço influenciam a acurácia de discriminações condicionais, e que somente a magnitude dos reforços resultou em resistência à mudança das relações emergentes originais. |
Abstract: | The effects of frequency (Experiment 1) and magnitude (Experiment 2) of reinforcement on the accuracy of conditional discriminations and resistance to change of original conditional and emergent relations were investigated with sixteen university students. In Phase 1, original discriminations were taught with a simultaneous MTS task and abstract stimuli, and the formation of equivalence classes was verified. In Phase 2, the reversal of all original discriminations taught in Phase 1 occurred, followed by the equivalence class reorganization test. In the reversal training contingencies and in the reorganization test, extinction was in effect for the original conditional and emergent discriminations, a disruptive operation used. Resistance to change of the original discriminations was assessed by comparing the accuracy in the original trainings with the accuracy in the reversal trainings, and resistance to change of the original emergent relations was verified in the class reorganization test. In Experiment 1, the frequency of reinforcement in trainings was manipulated by a mult VR 2 VR 6 schedule, and the order of exposure to the contingencies (i.e., components) was counterbalanced. In the Poor-Rich (P-R) order, the accuracy of the discriminations was higher in the Rich component in the original trainings. In the Rich-Poor (R-P) order, the accuracy was unsystematic. In the reversals, in the P-R order, the accuracy was higher in the Rich component and in the R-P order, higher in the Poor component. There was no resistance to change of the original discriminations and emergent relations. On the other hand, all participants reorganized the equivalence classes. In Experiment 2, there was an attempt to make the frequency of reinforcement in trainings similar across components with a mult VR 2 VR 2 schedule, and the magnitude of the reinforcements was manipulated: responses eligible for reinforcement resulted in 40 points (High Magnitude) or 10 points (Low Magnitude). In the original training, accuracy was higher in the High Magnitude component, regardless of the order of exposure. In the reversal training, in the P-R order, accuracy was higher in the High Magnitude component, and in the R-P order, accuracy was higher in the Low Magnitude component. There was no resistance to change of the original discriminations. On the other hand, one participant showed resistance to change of the original emergent discriminations, and the others reorganized the original equivalence classes. Limitations were found in both studies, such as: the feedback of errors in CRF in the trainings, and the difference in the frequency of reinforcements, in Experiment 2. Taken together, the studies show that it is possible to form and reorganize equivalence classes using multiple schedules with intermittent reinforcement, in discrete-trial tasks, with abstract stimuli. Furthermore, it shows that it is possible to investigate resistance to change in emergent relations. Finally, it is possible to state that reinforcement parameters influence the accuracy of conditional discriminations, and that only the magnitude of reinforcements resulted in resistance to change of the original emergent relations. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento |
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