Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | pt_BR |
dc.contributor.author | Chiaparini, Gabriela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T21:12:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T21:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-01 | - |
dc.identifier.citation | CHIAPARINI, Gabriela. Parâmetros do reforço e resistência à mudança de relações condicionais emergentes. 2024. 124 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51050 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Foram investigados os efeitos da frequência (Experimento 1) e da magnitude (Experimento 2)
dos reforços sobre a acurácia de discriminações condicionais e a resistência à mudança de
relações condicionais e emergentes originais, com dezesseis estudantes universitários. Na Fase
1, foram ensinadas discriminações originais com uma tarefa de MTS simultâneo e estímulos
abstratos, e verificada a formação de classes de equivalência. Na Fase 2, ocorreu a reversão de
todas as discriminações originais, ensinadas na Fase 1, seguido pelo teste de reorganização das
classes de equivalência. Nas contingências do treino de reversão e no teste de reorganização
estava em vigor a extinção para as discriminações condicionais e emergentes originais,
operação disruptiva utilizada. A resistência à mudança das discriminações originais foi
avaliada comparando a acurácia nos treinos originais com a acurácia nos treinos de reversão, e
a resistência à mudança das relações emergentes originais foi verificada no teste de
reorganização de classes. No Experimento 1, a frequência de reforços nos treinos foi
manipulada por um esquema mult VR 2 VR 6 e a ordem de exposição às contingências
(i.e. componentes) foi contrabalanceada. Na ordem Pobre-Rico (P-R), a acurácia das
discriminações foi maior no componente Rico nos treinos originais. Na ordem Rico-Pobre
(R-P), a acurácia foi assistemática. Nas reversões, na ordem P-R, a acurácia foi maior no
componente Rico e na ordem R-P, maior no componente Pobre. Não houve resistência à
mudança das discriminações e relações emergentes originais. Por outro lado, todos os
participantes reorganizaram as classes de equivalência. No Experimento 2, houve a tentativa
de deixar a frequência de reforços nos treinos similar entre componentes com um esquema
mult VR 2 VR 2, e a magnitude dos reforços foi manipulada: respostas elegíveis para o reforço
resultaram em 40 pontos (Alta Magnitude) ou 10 pontos (Baixa Magnitude). Nos treinos
originais, a acurácia foi maior no componente Alta Magnitude, independentemente da ordem
de exposição. Nos treinos de reversões, na ordem P-R, a acurácia foi maior no componente Alta Magnitude, e na ordem R-P, a acurácia foi maior no componente Baixa Magnitude. Não
houve resistência à mudança das discriminações originais. Por outro lado, um participante
mostrou resistência à mudança das discriminações emergentes originais, e os demais
reorganizaram as classes de equivalência originais. Limitações foram encontradas nos dois
estudos, como o feedback de erros em CRF nos treinos, e a diferença na frequência de reforços,
no Experimento 2. Em conjunto, os estudos mostram que é possível formar e reorganizar
classes de equivalência utilizando esquemas múltiplos com reforçamento intermitente, em
tarefas de tentativas discretas, com estímulos abstratos. Além disso, mostra que é possível
investigar a resistência à mudança em relações emergentes. Por fim, é possível afirmar que os
parâmetros do reforço influenciam a acurácia de discriminações condicionais, e que somente a
magnitude dos reforços resultou em resistência à mudança das relações emergentes originais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Parâmetros do reforço e resistência à mudança de relações condicionais emergentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforço (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência à mudança da acurácia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição de discriminações | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The effects of frequency (Experiment 1) and magnitude (Experiment 2) of reinforcement on
the accuracy of conditional discriminations and resistance to change of original conditional and
emergent relations were investigated with sixteen university students. In Phase 1, original
discriminations were taught with a simultaneous MTS task and abstract stimuli, and the
formation of equivalence classes was verified. In Phase 2, the reversal of all original
discriminations taught in Phase 1 occurred, followed by the equivalence class reorganization
test. In the reversal training contingencies and in the reorganization test, extinction was in effect
for the original conditional and emergent discriminations, a disruptive operation used.
Resistance to change of the original discriminations was assessed by comparing the accuracy
in the original trainings with the accuracy in the reversal trainings, and resistance to change of
the original emergent relations was verified in the class reorganization test. In Experiment 1,
the frequency of reinforcement in trainings was manipulated by a mult VR 2 VR 6 schedule,
and the order of exposure to the contingencies (i.e., components) was counterbalanced. In the
Poor-Rich (P-R) order, the accuracy of the discriminations was higher in the Rich component
in the original trainings. In the Rich-Poor (R-P) order, the accuracy was unsystematic. In the
reversals, in the P-R order, the accuracy was higher in the Rich component and in the R-P
order, higher in the Poor component. There was no resistance to change of the original
discriminations and emergent relations. On the other hand, all participants reorganized the
equivalence classes. In Experiment 2, there was an attempt to make the frequency of
reinforcement in trainings similar across components with a mult VR 2 VR 2 schedule, and the
magnitude of the reinforcements was manipulated: responses eligible for reinforcement
resulted in 40 points (High Magnitude) or 10 points (Low Magnitude). In the original training,
accuracy was higher in the High Magnitude component, regardless of the order of exposure. In
the reversal training, in the P-R order, accuracy was higher in the High Magnitude component, and in the R-P order, accuracy was higher in the Low Magnitude component. There was no
resistance to change of the original discriminations. On the other hand, one participant showed
resistance to change of the original emergent discriminations, and the others reorganized the
original equivalence classes. Limitations were found in both studies, such as: the feedback of
errors in CRF in the trainings, and the difference in the frequency of reinforcements, in
Experiment 2. Taken together, the studies show that it is possible to form and reorganize
equivalence classes using multiple schedules with intermittent reinforcement, in discrete-trial
tasks, with abstract stimuli. Furthermore, it shows that it is possible to investigate resistance to
change in emergent relations. Finally, it is possible to state that reinforcement parameters
influence the accuracy of conditional discriminations, and that only the magnitude of
reinforcements resulted in resistance to change of the original emergent relations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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