http://repositorio.unb.br/handle/10482/48599
File | Description | Size | Format | |
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2023_DouglasGuimaraesBraga_DISSERT.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliação de falhas por escorregamento de emendas preformadas |
Authors: | Braga, Douglas Guimarães |
Orientador(es):: | Araújo, José Alexander |
Assunto:: | Cabos condutores Linhas de transmissão Vibrações eólicas |
Issue Date: | 8-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 12-Dec-2023 |
Citation: | BRAGA, Douglas Guimarães. Avaliação de falhas por escorregamento de emendas preformadas. 2023. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é realizar um estudo detalhado e sistemático para avaliar as causas das falhas por escorregamentos de dezenas de emendas preformadas utilizadas em diversas linhas de transmissão de 500 kV ocorridas em diferentes regiões do Brasil. Todos os escorregamentos sempre envolveram um mesmo modelo de emenda preformada (constituída por 13 varetas, com o diâmetro de 7,34 mm cada, com o comprimento de 3,5 m e passo de 244 mm) montada sobre um cabo de alumínio liga (CAL) 1120, com bitola 838 MCM (diâmetro 26,78 mm). Para avaliar os motivos dos escorregamentos investigou-se o material utilizado na fabricação das emendas e dos cabos, suas propriedades mecânicas, as dimensões, assim como o projeto da emenda. O estudo concluiu que os motivos que levaram ao escorregamento dessas emendas foram desde erros associados ao processo de lançamento do cabo e montagem das emendas até a concepção do projeto da emenda que permitiu a possibilidade de haver GAP total nulo ou negativo para diversas combinações geométricas. Por último, mas não menos importante, conduziu-se neste trabalho ensaios de vibração eólica do conjunto cabo-emenda com níveis de deslocamentos considerados severos. Os resultados destes ensaios descartaram a possibilidade de que a vibração eólica pudesse ser a causa principal do escorregamento das emendas. |
Abstract: | The aim of this work is to carry out a detailed and systematic study to evaluate the causes of failures due to slippage of several preformed joints used in various 500 kV transmission lines in different regions of Brazil. All slippages always involved the same model of preformed joint (made of 13 rods, each with a diameter of 7.34 mm, a length of 3.5 m, and a pitch of 244 mm) mounted on a 838 MCM (diameter 26.78 mm) aluminum alloy conductor (AAAC-1120). To assess the reasons for slippage, one investigated the material composition, the mechanical properties and dimensions of both, the conductor and the preformed splice. Also the mechanical design of the splices was investigated. This study concluded that the reasons which led to the slippage of these joints are associated with bad installing and mounting pratices and to the design concept of the joint, which could lead the assembly to have a null or even a negative total gap between the rods of the preformed splice. Last, but not least, wind vibration tests of the assembly were conducted in this work with severe levels of displacement. The results of these tests ruled out the possibility that wind vibration could be the primary cause of joint slippage. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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