Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, José Alexander | - |
dc.contributor.author | Braga, Douglas Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T16:12:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T16:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Douglas Guimarães. Avaliação de falhas por escorregamento de emendas preformadas. 2023. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48599 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é realizar um estudo detalhado e sistemático para
avaliar as causas das falhas por escorregamentos de dezenas de emendas preformadas
utilizadas em diversas linhas de transmissão de 500 kV ocorridas em diferentes regiões
do Brasil. Todos os escorregamentos sempre envolveram um mesmo modelo de emenda
preformada (constituída por 13 varetas, com o diâmetro de 7,34 mm cada, com o
comprimento de 3,5 m e passo de 244 mm) montada sobre um cabo de alumínio liga
(CAL) 1120, com bitola 838 MCM (diâmetro 26,78 mm). Para avaliar os motivos dos
escorregamentos investigou-se o material utilizado na fabricação das emendas e dos
cabos, suas propriedades mecânicas, as dimensões, assim como o projeto da emenda.
O estudo concluiu que os motivos que levaram ao escorregamento dessas emendas
foram desde erros associados ao processo de lançamento do cabo e montagem das
emendas até a concepção do projeto da emenda que permitiu a possibilidade de haver
GAP total nulo ou negativo para diversas combinações geométricas. Por último, mas não
menos importante, conduziu-se neste trabalho ensaios de vibração eólica do conjunto
cabo-emenda com níveis de deslocamentos considerados severos. Os resultados destes
ensaios descartaram a possibilidade de que a vibração eólica pudesse ser a causa principal
do escorregamento das emendas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação de falhas por escorregamento de emendas preformadas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cabos condutores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibrações eólicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this work is to carry out a detailed and systematic study to evaluate
the causes of failures due to slippage of several preformed joints used in various 500 kV
transmission lines in different regions of Brazil. All slippages always involved the same
model of preformed joint (made of 13 rods, each with a diameter of 7.34 mm, a length of
3.5 m, and a pitch of 244 mm) mounted on a 838 MCM (diameter 26.78 mm) aluminum
alloy conductor (AAAC-1120). To assess the reasons for slippage, one investigated the
material composition, the mechanical properties and dimensions of both, the conductor
and the preformed splice. Also the mechanical design of the splices was investigated. This
study concluded that the reasons which led to the slippage of these joints are associated
with bad installing and mounting pratices and to the design concept of the joint, which
could lead the assembly to have a null or even a negative total gap between the rods of
the preformed splice. Last, but not least, wind vibration tests of the assembly were
conducted in this work with severe levels of displacement. The results of these tests ruled
out the possibility that wind vibration could be the primary cause of joint slippage. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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