http://repositorio.unb.br/handle/10482/40407
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_MarinadeSantanaCorrêa.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Itapoã e Paranoá pelas crianças : o estudo do meio em uma pesquisa-ação |
Authors: | Corrêa, Marina de Santana |
Orientador(es):: | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
Assunto:: | Geografia das infâncias Produção do conhecimento Escola Territorialização |
Issue Date: | 31-Mar-2021 |
Data de defesa:: | 8-Sep-2020 |
Citation: | CORRÊA, Marina de Santana. Itapoã e Paranoá pelas crianças: o estudo do meio em uma pesquisa-ação. 2020. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020 |
Abstract: | Este trabalho é fruto do exercício de produção do conhecimento individual e coletivo constituído por crianças e adultas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP). O objetivo geral forjou-se em analisar o potencial da práxis educativa, a partir da metodologia de estudo do meio, em uma pesquisa-ação com crianças dos anos iniciais da escolarização. Encontramos correspondências e similaridades entre a pesquisa-ação e o estudo do meio, como método e metodologias de aporte prático-teórico para uma educação geográfica, voltada à territorialização das crianças da turma Beija-flor do 2o ano do ensino fundamental I. Foi com base nesse aporte que constituímos uma práxis articulada aos princípios dialógicos, de amorosidade, autonomia e participação ativa. Essa elaboração pressupôs criações autorais que sistematizaram o conhecimento enquanto trabalho coletivo sobre as localidades de moradias das crianças. No processo de elaboração do estudo do meio com crianças, encontramos abertura para um diálogo com familiares e primeiras/os moradoras/es, em que os olhares, vozes e escutas formaram os pilares estruturais dessa elaboração. As geografias-histórias sobre e no Paranoá e Itapoã foram significadas nas vivências, como ponto de partida e caminho para o fortalecimento do sentido de pertencimento ao território. Tal processo combinou uma diversidade de procedimentos metodológicos realizados ao longo do currículo da dialética-em-prática, quais sejam: os textos coletivos orais e escritos, realizados nas rodas de diálogos e a produção da instalação: “Colecionadores/as do Paranoá e Itapoã”, como síntese do estudo do meio. Com base nessas ações, debruçamo-nos na análise da coprodução das informações e descobrimos contribuições para um aprendizado de leituras e escritas contextualizadas e acolhedoras do/no espaço-tempo da escola. As crianças demonstram que produzir conhecimento por meio do diálogo permite a nós, crianças e adultas, criar, de forma amorosa e política, a escola de seu território. |
Abstract: | This work is the result of the exercise of producing individual and collective knowledge made up by children and adults in the Paranoá Learning Community (CAP). The general objective was forged through analyzing the potential of educational praxis, from the methodology of study of the environment, through the research-action with children from the initial years of schooling. We found correspondences and similarities between research-action and environmental study, as methods and methodologies of practical- theoretical support for a geographic education, aimed at the territorialization of the children of the Beija-flor class in the 2nd year of elementary school I. Based on this, we were able to constitute a praxis articulated with the dialogical principles of loving, autonomy and active participation. This elaboration presupposed authorial creations that systematized knowledge as a collective work on the children's home locations. In the process of elaborating the environmental study with children, we found an opening for a dialogue with family members and the first residents, in which looks, voices and listening formed the structural pillars of this elaboration. The geographies-stories about and in Paranoá and Itapoã were signified in the experiences, as a starting point and a way to strengthen the sense of belonging to the territory. This process combined a diversity of methodological procedures carried out throughout the dialectic-in-practice curriculum, namely: the collective oral and written texts, carried out in the dialogues and the production of the installation: “Collectors from Paranoá and Itapoã”, as a synthesis of the environmental study. Based on these actions, we focus on the analysis of the co-production of information and discover contributions for contextualized learning and welcoming readings and writings within the school's space-time. Children demonstrate that producing knowledge through dialogue allows us, children and adults, to create, in a loving and political way, the school of their territory. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.