Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Maria Lídia Bueno | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Marina de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T15:36:44Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T15:36:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-08 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Marina de Santana. Itapoã e Paranoá pelas crianças: o estudo do meio em uma pesquisa-ação. 2020. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40407 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto do exercício de produção do conhecimento individual e coletivo
constituído por crianças e adultas na Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP).
O objetivo geral forjou-se em analisar o potencial da práxis educativa, a partir da
metodologia de estudo do meio, em uma pesquisa-ação com crianças dos anos iniciais
da escolarização. Encontramos correspondências e similaridades entre a pesquisa-ação e
o estudo do meio, como método e metodologias de aporte prático-teórico para uma
educação geográfica, voltada à territorialização das crianças da turma Beija-flor do 2o
ano do ensino fundamental I. Foi com base nesse aporte que constituímos uma práxis
articulada aos princípios dialógicos, de amorosidade, autonomia e participação ativa.
Essa elaboração pressupôs criações autorais que sistematizaram o conhecimento
enquanto trabalho coletivo sobre as localidades de moradias das crianças. No processo
de elaboração do estudo do meio com crianças, encontramos abertura para um diálogo
com familiares e primeiras/os moradoras/es, em que os olhares, vozes e escutas
formaram os pilares estruturais dessa elaboração. As geografias-histórias sobre e no
Paranoá e Itapoã foram significadas nas vivências, como ponto de partida e caminho
para o fortalecimento do sentido de pertencimento ao território. Tal processo combinou
uma diversidade de procedimentos metodológicos realizados ao longo do currículo da
dialética-em-prática, quais sejam: os textos coletivos orais e escritos, realizados nas
rodas de diálogos e a produção da instalação: “Colecionadores/as do Paranoá e Itapoã”,
como síntese do estudo do meio. Com base nessas ações, debruçamo-nos na análise da
coprodução das informações e descobrimos contribuições para um aprendizado de
leituras e escritas contextualizadas e acolhedoras do/no espaço-tempo da escola. As
crianças demonstram que produzir conhecimento por meio do diálogo permite a nós,
crianças e adultas, criar, de forma amorosa e política, a escola de seu território. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Itapoã e Paranoá pelas crianças : o estudo do meio em uma pesquisa-ação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia das infâncias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Territorialização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is the result of the exercise of producing individual and collective knowledge
made up by children and adults in the Paranoá Learning Community (CAP). The
general objective was forged through analyzing the potential of educational praxis, from
the methodology of study of the environment, through the research-action with children
from the initial years of schooling. We found correspondences and similarities between
research-action and environmental study, as methods and methodologies of practical-
theoretical support for a geographic education, aimed at the territorialization of the
children of the Beija-flor class in the 2nd year of elementary school I. Based on this, we
were able to constitute a praxis articulated with the dialogical principles of loving,
autonomy and active participation. This elaboration presupposed authorial creations that
systematized knowledge as a collective work on the children's home locations. In the
process of elaborating the environmental study with children, we found an opening for a
dialogue with family members and the first residents, in which looks, voices and
listening formed the structural pillars of this elaboration. The geographies-stories about
and in Paranoá and Itapoã were signified in the experiences, as a starting point and a
way to strengthen the sense of belonging to the territory. This process combined a
diversity of methodological procedures carried out throughout the dialectic-in-practice
curriculum, namely: the collective oral and written texts, carried out in the dialogues
and the production of the installation: “Collectors from Paranoá and Itapoã”, as a
synthesis of the environmental study. Based on these actions, we focus on the analysis
of the co-production of information and discover contributions for contextualized
learning and welcoming readings and writings within the school's space-time. Children
demonstrate that producing knowledge through dialogue allows us, children and adults,
to create, in a loving and political way, the school of their territory. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|