Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14707
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_EricaDutraChiari.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open
Title: Educação a distância e gestão do conhecimento : uma análise do processo de capacitação institucional do FNDE no período 2006-2013
Authors: Chiari, Érica Dutra
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Assunto:: Ensino a distância
Gestão do conhecimento
Issue Date: 26-Nov-2013
Citation: CHIARI, Érica Dutra. Educação a distância e gestão do conhecimento: uma análise do processo de capacitação institucional do FNDE no período 2006-2013. 2013. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente trabalho analisa o processo de capacitação institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento, da educação a distância e dentro do contexto de criação do Instituto Formar para a Escola – Escola de Governo do FNDE. A Autarquia dedica recursos significativos de capacitação para os servidores que compõem o atual quadro da instituição e inova quanto ao oferecimento de novos processos, por meio da criação de um Ambiente Virtual de Gestão do Conhecimento, o e-FNDE. O trabalho baseou-se na proposta educacional da Escola de Governo, nascida no contexto; na visão das pessoas centrais envolvidas no processo; e na visão dos usuários internos sobre a plataforma e-FNDE. A metodologia de pesquisa englobou entrevistas com os principais gestores envolvidos e a aplicação de questionário semiaberto aos usuários. Os resultados sinalizaram para: um ambiente propício ao desenvolvimento da capacitação à luz da gestão do conhecimento e da educação a distância; a necessidade de articulação entre áreas e da divulgação de ações na Autarquia; o reconhecimento da utilização de uma plataforma robusta de funcionalidades, mas com necessidade de melhorias; o impulso de gestores e a boa aceitação dos públicos na criação do Instituto Formar para a Escola. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyzes the process of Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE institutional capacity, under the aspect of knowledge management, distance education and in the context of the Instituto Formar para a Escola – Escola de Governo do FNDE. The Autarky dedicates significant resources for training employees that make up the current framework of the institution and innovates offering new processes, through the creation of an Ambiente Virtual de Gestão do Conhecimento, the e-FNDE. The work was based on the educational purpose of the Escola de Governo, on the point of view from main people involved in the process, and on the vision of internal users of the platform e-FNDE. The research methodology involved interviews with key managers and application of half open questionnaire to users. The results showed: a suitable environment to the development of training through the knowledge management and distance education, the need for coordination between areas and dissemination of actions in the Autarky; the recognition of using a platform that works very well, but needs improvements; support from managers and good acceptance of the public in the creation of the Instituto Formar para a Escola.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14707/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.