Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14707
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EricaDutraChiari.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorChiari, Érica Dutra-
dc.date.accessioned2013-11-26T13:32:09Z-
dc.date.available2013-11-26T13:32:09Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.date.submitted2013-09-
dc.identifier.citationCHIARI, Érica Dutra. Educação a distância e gestão do conhecimento: uma análise do processo de capacitação institucional do FNDE no período 2006-2013. 2013. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14707-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o processo de capacitação institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento, da educação a distância e dentro do contexto de criação do Instituto Formar para a Escola – Escola de Governo do FNDE. A Autarquia dedica recursos significativos de capacitação para os servidores que compõem o atual quadro da instituição e inova quanto ao oferecimento de novos processos, por meio da criação de um Ambiente Virtual de Gestão do Conhecimento, o e-FNDE. O trabalho baseou-se na proposta educacional da Escola de Governo, nascida no contexto; na visão das pessoas centrais envolvidas no processo; e na visão dos usuários internos sobre a plataforma e-FNDE. A metodologia de pesquisa englobou entrevistas com os principais gestores envolvidos e a aplicação de questionário semiaberto aos usuários. Os resultados sinalizaram para: um ambiente propício ao desenvolvimento da capacitação à luz da gestão do conhecimento e da educação a distância; a necessidade de articulação entre áreas e da divulgação de ações na Autarquia; o reconhecimento da utilização de uma plataforma robusta de funcionalidades, mas com necessidade de melhorias; o impulso de gestores e a boa aceitação dos públicos na criação do Instituto Formar para a Escola. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper analyzes the process of Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE institutional capacity, under the aspect of knowledge management, distance education and in the context of the Instituto Formar para a Escola – Escola de Governo do FNDE. The Autarky dedicates significant resources for training employees that make up the current framework of the institution and innovates offering new processes, through the creation of an Ambiente Virtual de Gestão do Conhecimento, the e-FNDE. The work was based on the educational purpose of the Escola de Governo, on the point of view from main people involved in the process, and on the vision of internal users of the platform e-FNDE. The research methodology involved interviews with key managers and application of half open questionnaire to users. The results showed: a suitable environment to the development of training through the knowledge management and distance education, the need for coordination between areas and dissemination of actions in the Autarky; the recognition of using a platform that works very well, but needs improvements; support from managers and good acceptance of the public in the creation of the Instituto Formar para a Escola.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação a distância e gestão do conhecimento : uma análise do processo de capacitação institucional do FNDE no período 2006-2013en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordGestão do conhecimentoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.