Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52179
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_LucasMataDaCamaraSantos_DISSERT.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Geometrias não euclidianas : uma possibilidade para a educação básica
Autor : Santos, Lucas Mata da Câmara
Orientador(es):: Cavalheiro, Adail de Castro
Assunto:: Geometria não-euclidiana
Geometria hiperbólica
Professores - formação continuada
Matemática (Ensino básico)
Fecha de publicación : 7-may-2025
Citación : SANTOS, Lucas Mata da Câmara. Geometrias não euclidianas: uma possibilidade para a educação básica. 2024. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Este trabalho apresenta noções sobre geometrias não euclidianas e ideias de abordagens da temática no ambiente escolar. A dissertação apresenta um ponto de vista histórico, que trata do surgimento e da evolução dessas geometrias, estabelecendo um contraponto com a geometria de Euclides, apresentando propriedades e características da Geometria do Taxista, da Geometria Elíptica (com foco na Geometria Esférica) e da Geometria Hiperbólica. A proposta visa auxiliar os docentes na formação continuada e na elaboração de aulas e atividades sobre a temática para aplicação em turmas do ensino básico, de maneira contextualizada e criativa.
Abstract: This work presents notions about non-Euclidean geometries and ideas for approaching the topic in the school environment. The dissertation presents a historical point of view, which deals with the emergence and evolution of these geometries, establishing a counterpoint with Euclid’s geometry, presenting properties and characteristics of Taxicab Geometry, Elliptical Geometry (with a focus on Spherical Geometry) and Hyperbolic Geometry. These work aims to assist teachers in continuing training and in the development of classes and activities on the topic for application in basic education classes, in a contextualized and creative way.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52179/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.