Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalheiro, Adail de Castro | - |
dc.contributor.author | Santos, Lucas Mata da Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:58:50Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lucas Mata da Câmara. Geometrias não euclidianas: uma possibilidade para a educação básica. 2024. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52179 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta noções sobre geometrias não euclidianas e ideias de abordagens
da temática no ambiente escolar. A dissertação apresenta um ponto de vista histórico,
que trata do surgimento e da evolução dessas geometrias, estabelecendo um contraponto
com a geometria de Euclides, apresentando propriedades e características da Geometria
do Taxista, da Geometria Elíptica (com foco na Geometria Esférica) e da Geometria
Hiperbólica. A proposta visa auxiliar os docentes na formação continuada e na elaboração
de aulas e atividades sobre a temática para aplicação em turmas do ensino básico, de
maneira contextualizada e criativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Geometrias não euclidianas : uma possibilidade para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria não-euclidiana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria hiperbólica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino básico) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents notions about non-Euclidean geometries and ideas for approaching the
topic in the school environment. The dissertation presents a historical point of view, which
deals with the emergence and evolution of these geometries, establishing a counterpoint
with Euclid’s geometry, presenting properties and characteristics of Taxicab Geometry,
Elliptical Geometry (with a focus on Spherical Geometry) and Hyperbolic Geometry.
These work aims to assist teachers in continuing training and in the development of classes
and activities on the topic for application in basic education classes, in a contextualized
and creative way. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|