http://repositorio.unb.br/handle/10482/51423
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2021_GuilhermeAugustodaSilvaFerreira_DISSERT.pdf | 12,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A profissionalidade docente no contexto das escolas parque do Distrito Federal |
Authors: | Ferreira, Guilherme Augusto da Silva |
Orientador(es):: | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto:: | Profissionalização Docentes Escolas - Distrito Federal (Brasil) |
Issue Date: | 27-Jan-2025 |
Data de defesa:: | 12-May-2021 |
Citation: | FERREIRA, Guilherme Augusto da Silva. A profissionalidade docente no contexto das escolas parque do Distrito Federal. 2021. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | Essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília em nível de mestrado, integrante da linha de pesquisa — Profissão Docente, Currículo e Avaliação. O estudo agrega as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação do Professor/Pedagogo - GEPFAPe. Essa dissertação tem por objetivo investigar o processo de constituição da profissionalidade docente no contexto das Escolas Parque (EP) do Distrito Federal. O ensino nas EP’s apresenta diversos desafios, contradições e possibilidades aos professores que nelas atuam. Em uma perspectiva crítico-dialética de formação de professores, uma escola que se pretende um modelo educacional singular, precisa pensar na formação inicial e continuada e no trabalho dos docentes que nela vai atuar. Neste panorama, os professores buscam por valorização e melhores condições de trabalho e formação na construção da sua profissionalidade em um contexto marcado pelas tensões do capitalismo, por concepções de homem e diante de perspectivas históricas, sociais e culturais. O conceito de profissionalidade docente vem sendo debatido em diferentes correntes acadêmico-científicas, despertando reflexões acerca dos seus elementos e seu processo de constituição nos mais variados contextos. A profissionalidade docente é o conjunto de elementos elaborados e articulados pelo professor na relação entre objetividade e subjetividade, compartilhadas entre os pares com o objetivo de buscar uma identidade para a profissão (CRUZ, 2017). As EP’s configuram-se como um campo de investigação ainda pouco explorado nesse prisma. Por isso, buscamos discutir a organização do trabalho pedagógico nas EP’s, caracterizar o perfil dos professores atuantes nessas escolas e compreender as dimensões que constituem a profissionalidade docente. Do ponto de vista metodológico, caracterizamos a construção da profissionalidade docente partindo de uma análise mais abrangente, a partir do materialismo histórico-dialético, até a análise mais específica, com os dados construídos através das respostas dos professores ao questionário, compreendendo esse processo nesse contexto singular. Este caminho permitiu compreender o fenômeno pesquisado, percebendo as contradições e múltiplas determinações que o constituem. A partir das categorias de análise chegamos às dimensões estruturantes da profissionalidade docente no contexto das EP’s e aos resultados da pesquisa, a saber: 1) (Des)Valorização socioeducacional das EP’s - pelas instâncias governamentais, pela comunidade e pelos docentes da rede de ensino, gerando sensação de um trabalho complemento, um apêndice, um anexo, distante do essencial ; 2) Organização do trabalho pedagógico sob o prisma da especialização - no sentido de uma metodologia singular marcada por oficinas de ensino, pela necessidade de formação e seleção específica para o trabalho e pela percepção de privilégio na construção de boa relação professor-aluno e na disponibilidade de adequadas condições materiais de trabalho ; e 3) O trabalho docente nas EP’s a partir de uma perspectiva de integralidade educativa - na relevância da modelo pedagógico das EP’s para a formação integral dos alunos, na desarticulação entre as EP’s e as escolas regulares e com a rede de ensino como um todo, e na identificação com o projeto de escola. A pesquisa aponta para a necessidade de construção de conhecimentos acerca das EP’s, de debate e fortalecimento da profissionalidade docente e da busca por melhores condições de formação de professores e de trabalho docente. |
Abstract: | This research is connected to the Post Graduation Program in Education in master's-level of University of Brasília integrating the line of research - teaching profession, curriculum and evaluation. The project integrates the researches of the Group of Studies and Researches on Teachers’ Academic History and Professional Acting - GEPFAPe. This dissertation aims to investigate the process of constitution ofteaching professionalism process in the context ofthe Park Schools (PS’s) in the Federal District. Teaching at PS’s presents several challenges, contradictions and possibilities forteachers who work in them. In a critical-dialectic perspective of teacher education, a school that intends to be a unique educational model, needs to think about the initial and continuing formation of teachers who will work in it. In this scenario, teachers seek to legitimize the category and build their professionalism in a context marked by the tensions ofcapitalism, by conceptions ofman and in the face ofhistorical, social and cultural processes. The concept ofteaching professionalism is a concept under construction, debated in different academic-scientific currents, awakening reflections about its elements and its constitution process in the most varied contexts. The PS’s are configured as a field ofresearch that is still little explored in this light. For this reason, we intend to discuss the organization of pedagogical work in PS's, characterize the profile of teachers working in these schools and understand the interrelation of the constituent aspects of teaching professionality. From the methodological point ofview, we characterize the construction ofthe teaching professionalism starting from a more comprehensive analysis, from the historical-dialectical materialism method, to the more specific analysis, with the data constructed through the teachers' responses to the questionnaire, understanding this process in this singular context. This path made it possible to understand the researched phenomenon, realizing the contradictions and multiple determinations that constitute it. From the analysis categories we reach the structuring elements ofthe teaching professionality in the context ofthe EP's and the research results, namely: 1) Socio-educational (un)valorization ofthe EP's - by the govemmental agencies, the community and the teachers ofthe education network, generating the sensation of a complementary work, an appendix, an attachment, far from the essential; 2) Organization of pedagogical work from the standpoint of specialization - in the sense of a unique methodology marked by teaching workshops, the need for specific training and selection for the job and the perception of privilege in building a good teacher-student relationship and availability adequate material working conditions; and 3) The teaching work in PS's from a perspective of educational integrality - in the relevance ofthe pedagogical model ofPS's for the students integral formatin, in the disarticulation between PS's and mainstream schools and with the education network as a whole and in identification with the school project. The research points to the necessity to build knowledge about PS's, to debate and strengthen teaching professionalism and to contribute to building more fruitful paths for teacher formation, for teaching work and for education. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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