http://repositorio.unb.br/handle/10482/9778
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MeioAmbienteInterdisciplinaridade.PDF | 182,4 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Meio ambiente e interdisciplinaridade : desafios ao mundo acadêmico |
Autre(s) titre(s): | The environment and interdisciplinarity : challenges to the academic world |
Auteur(s): | Bursztyn, Marcel |
Assunto:: | Desenvolvimento sustentável Interdisciplinaridade Formação acadêmica |
Date de publication: | jui-2004 |
Référence bibliographique: | BURSZTYN, Marcel. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 67-76, jul./dez. 2004. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/view/3095/2476. Acesso em: 20 dez. 2011. |
Résumé: | A produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira, a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Academic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend. The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons