Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9778
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MeioAmbienteInterdisciplinaridade.PDF182,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBursztyn, Marcel-
dc.date.accessioned2011-12-20T16:42:06Z-
dc.date.available2011-12-20T16:42:06Z-
dc.date.issued2004-07-
dc.identifier.citationBURSZTYN, Marcel. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 67-76, jul./dez. 2004. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/view/3095/2476. Acesso em: 20 dez. 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9778-
dc.description.abstractA produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira, a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractAcademic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend. The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMeio ambiente e interdisciplinaridade : desafios ao mundo acadêmicoen
dc.title.alternativeThe environment and interdisciplinarity : challenges to the academic worlden
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelen
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadeen
dc.subject.keywordFormação acadêmicaen
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons