http://repositorio.unb.br/handle/10482/8963
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_JanainaMouraodeCiganda.pdf | 688,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Educação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica |
Autor : | Ciganda, Janaina Mourão de |
Orientador(es):: | Catalão, Vera Margarida Lessa |
Assunto:: | Professores - formação Educação ambiental |
Fecha de publicación : | 7-jul-2011 |
Data de defesa:: | 26-mar-2010 |
Citación : | CIGANDA, Janaina Mourão de. Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica. 2010. ix, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo lançar um olhar sobre como acontece a formação em educação ambiental dos graduandos do curso de Pedagogia que atuaram e atuam no Projeto Água como Matriz Ecopedagógica - PAME e sobre a contribuição da educação ambiental na formação do pedagogoEssa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso fazendo uso de uma diversidade de métodos na coleta e análise interpretativa dos dados. A investigação foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: análise documental dos trabalhos de final de curso e dos relatórios de estágio dos estudantes que desenvolveram suas monografias a partir das experiências vividas no projeto Água como Matriz Ecopedagógica; questionário eletrônico enviado aos egressos do PAME e autores dos trabalhos analisados e de uma roda de conversa semi estruturada com o mesmo grupo de egressos. A costura teórica acontece pela ótica da complexidade e de uma epistemologia transdisciplinar que favorece a compreensão dos fenômenos nos múltiplos aspectos que o compõem e que integram a implicação do pesquisador e da intersubjetividade no processo de pesquisa. Os dados encontrados confirmam que o trabalho em educação desenvolvido pelo PAME integrando valores, princípios ecopedagógicos e práticas reflexivas que promovem um processo de transformação das pessoas, das instituições e das relações envolvidas no processo e de que a educação ambiental em uma abordagem transversal é um componente fundamental na formação do pedagogo. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.