Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8963
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_JanainaMouraodeCiganda.pdf688,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Educação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica
Autor : Ciganda, Janaina Mourão de
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Professores - formação
Educação ambiental
Fecha de publicación : 7-jul-2011
Citación : CIGANDA, Janaina Mourão de. Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica. 2010. ix, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : Este trabalho teve como objetivo lançar um olhar sobre como acontece a formação em educação ambiental dos graduandos do curso de Pedagogia que atuaram e atuam no Projeto Água como Matriz Ecopedagógica - PAME e sobre a contribuição da educação ambiental na formação do pedagogoEssa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso fazendo uso de uma diversidade de métodos na coleta e análise interpretativa dos dados. A investigação foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: análise documental dos trabalhos de final de curso e dos relatórios de estágio dos estudantes que desenvolveram suas monografias a partir das experiências vividas no projeto Água como Matriz Ecopedagógica; questionário eletrônico enviado aos egressos do PAME e autores dos trabalhos analisados e de uma roda de conversa semi estruturada com o mesmo grupo de egressos. A costura teórica acontece pela ótica da complexidade e de uma epistemologia transdisciplinar que favorece a compreensão dos fenômenos nos múltiplos aspectos que o compõem e que integram a implicação do pesquisador e da intersubjetividade no processo de pesquisa. Os dados encontrados confirmam que o trabalho em educação desenvolvido pelo PAME integrando valores, princípios ecopedagógicos e práticas reflexivas que promovem um processo de transformação das pessoas, das instituições e das relações envolvidas no processo e de que a educação ambiental em uma abordagem transversal é um componente fundamental na formação do pedagogo.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8963/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.