Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Catalão, Vera Margarida Lessa | - |
dc.contributor.author | Ciganda, Janaina Mourão de | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-07T01:24:13Z | - |
dc.date.available | 2011-07-07T01:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2010-03-26 | - |
dc.identifier.citation | CIGANDA, Janaina Mourão de. Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica. 2010. ix, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8963 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo lançar um olhar sobre como acontece a formação em educação ambiental dos graduandos do curso de Pedagogia que atuaram e atuam no Projeto Água como Matriz Ecopedagógica - PAME e sobre a contribuição da educação ambiental na formação do pedagogoEssa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso fazendo uso de uma diversidade de métodos na coleta e análise interpretativa dos dados. A investigação foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: análise documental dos trabalhos de final de curso e dos relatórios de estágio dos estudantes que desenvolveram suas monografias a partir das experiências vividas no projeto Água como Matriz Ecopedagógica; questionário eletrônico enviado aos egressos do PAME e autores dos trabalhos analisados e de uma roda de conversa semi estruturada com o mesmo grupo de egressos. A costura teórica acontece pela ótica da complexidade e de uma epistemologia transdisciplinar que favorece a compreensão dos fenômenos nos múltiplos aspectos que o compõem e que integram a implicação do pesquisador e da intersubjetividade no processo de pesquisa. Os dados encontrados confirmam que o trabalho em educação desenvolvido pelo PAME integrando valores, princípios ecopedagógicos e práticas reflexivas que promovem um processo de transformação das pessoas, das instituições e das relações envolvidas no processo e de que a educação ambiental em uma abordagem transversal é um componente fundamental na formação do pedagogo. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Educação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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