Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7990
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_SociedadeAprendizagem.pdf135,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Sociedade da aprendizagem : informação, reflexão e ética
Otros títulos : Learning society : information, reflection, and ethics
Autor : Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tescarolo, Ricardo
Assunto:: Informação
Conhecimento
Reflexão (Filosofia)
Ética
Fecha de publicación : sep-2004
Citación : GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p.35-40, set./dez. 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/582/527>. Acesso em: 22 maio 2011.
Resumen : Neste artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. Some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. The conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7990/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons