http://repositorio.unb.br/handle/10482/7990
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SociedadeAprendizagem.pdf | 135,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Sociedade da aprendizagem : informação, reflexão e ética |
Other Titles: | Learning society : information, reflection, and ethics |
Authors: | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Tescarolo, Ricardo |
Assunto:: | Informação Conhecimento Reflexão (Filosofia) Ética |
Issue Date: | Sep-2004 |
Citation: | GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p.35-40, set./dez. 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/582/527>. Acesso em: 22 maio 2011. |
Abstract: | Neste artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. Some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. The conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
This item is licensed under a Creative Commons License