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2008_ThiagoViniciusPereiraLeite.pdf14,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Quando um viveiro florestal torna-se um viveiro educador : estudo de caso em uma Escola Classe do Distrito Federal
Autor : Leite, Thiago Vinicius Pereira
Orientador(es):: Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto:: Educação ambiental
Pedagogia - aspectos psicológicos
Comunidade e escola
Fecha de publicación : dic-2008
Citación : LEITE, Thiago Vinicius Pereira. Quando um viveiro florestal torna-se um viveiro educador: estudo de caso em uma Escola Classe do Distrito Federal. 2008. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : Realizar projetos de Educação Ambiental é um processo delicado e que deve ser feito de forma participativa, clara e objetiva; levando em consideração todo o contexto em que a comunidade onde o projeto será desenvolvido está inserida. Assim sendo, este trabalho visa utilizar a estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças do ensino fundamental da Escola Classe número 50, na EQNL 02/04, Setor L- Norte, em Taguatinga Norte, DF. O trabalho foi executado em duas etapas: a primeira foi a de reuniões, palestras e discussões com a comunidade da escola; e a segunda foi a execução propriamente dita do viveiro (de estrutura simples e econômica, de caráter permanente), contemplando práticas de germinação de sementes e produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Em seguida, foram efetuadas avaliações das atividades de educação realizadas, bem como documentação e feira cultural. A utilização da estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças, mostrou-se eficiente e cumpriu os objetivos propostos para este trabalho. O material produzido como: o vídeo, as fotos das atividades, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o estande na feira cultural, demonstrou que o viveiro estimulou as atividades ambientais, que antes ocupava somente um bimestre do ano letivo e que passaram a ser tema nos quatro bimestres. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The developing Environmental Education Project is a delicate process and it must be made in a participatory, explicitly and objectively manner, taking into account the community’s reality where the project will be developed. Therefore, this reaserch aims to use a nursery structure as a environmental education for children of elementary school -Escola Classe n° 50, located in EQNL 02/04, Setor L – Norte at Taguatinga/DF - Brazil. This reaserch was developed in two stages: The first one was set for meetings, lectures and discussions with the community's school, and the second stage the nursery was made in a simple and economic manner, that it is possible to remain at the school for long time. The developing of this project includes practices of germination and seedlings of native species production of the Cerrado forest. Then, assessments of the environmental activities education were made, as well as project documentation and cultural fair was made too. The use a forest nursery structure as environmental education for children of elementary school was efficient and met the objectives proposed for this reaserch. The material produced (video, photographs of activities, the work that was done in the classroom, the cultural stand at the fair) proved that the nursery stimulated the environmental activities. Before, the environmental activities was teaching just in part of the year school, but nowaday, the classmates learn this subject for all the year.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Florestal (FT EFL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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