Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6355
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ThiagoViniciusPereiraLeite.pdf14,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Rosana de Carvalho Cristo-
dc.contributor.authorLeite, Thiago Vinicius Pereira-
dc.date.accessioned2011-01-04T18:38:06Z-
dc.date.available2011-01-04T18:38:06Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.date.submitted2008-12-
dc.identifier.citationLEITE, Thiago Vinicius Pereira. Quando um viveiro florestal torna-se um viveiro educador: estudo de caso em uma Escola Classe do Distrito Federal. 2008. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6355-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2008.en
dc.description.abstractRealizar projetos de Educação Ambiental é um processo delicado e que deve ser feito de forma participativa, clara e objetiva; levando em consideração todo o contexto em que a comunidade onde o projeto será desenvolvido está inserida. Assim sendo, este trabalho visa utilizar a estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças do ensino fundamental da Escola Classe número 50, na EQNL 02/04, Setor L- Norte, em Taguatinga Norte, DF. O trabalho foi executado em duas etapas: a primeira foi a de reuniões, palestras e discussões com a comunidade da escola; e a segunda foi a execução propriamente dita do viveiro (de estrutura simples e econômica, de caráter permanente), contemplando práticas de germinação de sementes e produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Em seguida, foram efetuadas avaliações das atividades de educação realizadas, bem como documentação e feira cultural. A utilização da estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças, mostrou-se eficiente e cumpriu os objetivos propostos para este trabalho. O material produzido como: o vídeo, as fotos das atividades, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o estande na feira cultural, demonstrou que o viveiro estimulou as atividades ambientais, que antes ocupava somente um bimestre do ano letivo e que passaram a ser tema nos quatro bimestres. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe developing Environmental Education Project is a delicate process and it must be made in a participatory, explicitly and objectively manner, taking into account the community’s reality where the project will be developed. Therefore, this reaserch aims to use a nursery structure as a environmental education for children of elementary school -Escola Classe n° 50, located in EQNL 02/04, Setor L – Norte at Taguatinga/DF - Brazil. This reaserch was developed in two stages: The first one was set for meetings, lectures and discussions with the community's school, and the second stage the nursery was made in a simple and economic manner, that it is possible to remain at the school for long time. The developing of this project includes practices of germination and seedlings of native species production of the Cerrado forest. Then, assessments of the environmental activities education were made, as well as project documentation and cultural fair was made too. The use a forest nursery structure as environmental education for children of elementary school was efficient and met the objectives proposed for this reaserch. The material produced (video, photographs of activities, the work that was done in the classroom, the cultural stand at the fair) proved that the nursery stimulated the environmental activities. Before, the environmental activities was teaching just in part of the year school, but nowaday, the classmates learn this subject for all the year.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleQuando um viveiro florestal torna-se um viveiro educador : estudo de caso em uma Escola Classe do Distrito Federalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordPedagogia - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordComunidade e escolaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Florestal (FT EFL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Florestaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.