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Título: Da periferia ao mundo acadêmico: uma análise das contribuições do Projeto de Extensão Pós-Populares ao acesso de mulheres à pós-graduação
Autor(es): Pereira, Maria Carreiro Chaves
Orientador(es): Reses, Erlando da Silva
Assunto: Educação superior - acesso
Mulheres - educação
Patriarcado
Pós-graduação
Data de publicação: 18-Fev-2025
Referência: PEREIRA, Maria Carreiro Chaves. Da Periferia ao Mundo Acadêmico: Uma Análise das Contribuições do Projeto de Extensão Pós-Populares ao Acesso de Mulheres à Pós-Graduação. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente dissertação tem como tema o Projeto de Extensão Pós-Populares e sua importância para o acesso e permanência de pessoas da periferia de Brasília e sua região metropolitana, especialmente, mulheres, no contexto da pós-graduação em universidades públicas. Nessa temática, a problematização é investigar em que medida o Pós-Populares impacta e tem servido de escopo para o acesso ao universo acadêmico, contribuindo para a emancipação de mulheres da periferia de Brasília e sua região metropolitana. Foram definidas como sujeitas da pesquisa, mulheres que concluíram seus cursos de mestrado ou doutorado, identificando as contribuições dadas pelo Projeto para que elementos do patriarcado, que se constituíram como obstáculos para a entrada delas na pós-graduação, fossem vencidos. Os procedimentos metodológicos efetuados foram a realização de entrevistas semiestruturadas com o fundador e coordenador e mais 04 pessoas que participaram da criação do projeto, aplicação de questionários com 4 das mulheres que concluíram seus cursos e análise documental. A partir do estudo de todo o material, foi possível compreender o processo histórico, a atuação e a importância do Pós-Populares para a emancipação pessoal e profissional das mulheres sujeitas da pesquisa, ressaltando que a análise foi feita por aproximação com o materialismo histórico dialético, que nos permite enxergar para além da realidade posta e nos possibilita compreender o movimento dialético entre o concreto e o abstrato e o retorno ao concreto.
Abstract: This dissertation has as its theme the Post-Popular Extension Project and its importance for the access and permanence of people from the outskirts of Brasília and its metropolitan region, especially women, in the context of postgraduate studies at public universities. In this theme, the problematization is to investigate to what extent the Post-Popular has an impact and has served as a scope for access to the academic universe, contributing to the emancipation of women from the outskirts of Brasília and its metropolitan region. The research subjects were defined as women who completed their master's or doctoral courses, identifying the contributions made by the Project so that elements of patriarchy, which constituted obstacles for their entry into postgraduate studies, were overcome. The methodological procedures carried out were the conduction of semi-structured interviews with the founder and coordinator and 4 other people who participated in the creation of the project, application of questionnaires with 4 of the women who completed their courses and documentary analysis. From the study of all the material, it was possible to understand the historical process, the performance and the importance of the Post-Popular movement for the personal and professional emancipation of the women subjects of the research, highlighting that the analysis was carried out by approaching dialectical historical materialism, which allows us to see beyond the reality presented and enables us to understand the dialectical movement between the concrete and the abstract and the return to the concrete.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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