Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reses, Erlando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Carreiro Chaves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:49Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Carreiro Chaves. Da Periferia ao Mundo Acadêmico: Uma Análise das Contribuições do Projeto de Extensão Pós-Populares ao Acesso de Mulheres à Pós-Graduação. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51656 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema o Projeto de Extensão Pós-Populares e sua importância para
o acesso e permanência de pessoas da periferia de Brasília e sua região metropolitana,
especialmente, mulheres, no contexto da pós-graduação em universidades públicas. Nessa
temática, a problematização é investigar em que medida o Pós-Populares impacta e tem servido de
escopo para o acesso ao universo acadêmico, contribuindo para a emancipação de mulheres da
periferia de Brasília e sua região metropolitana. Foram definidas como sujeitas da pesquisa,
mulheres que concluíram seus cursos de mestrado ou doutorado, identificando as contribuições
dadas pelo Projeto para que elementos do patriarcado, que se constituíram como obstáculos para a
entrada delas na pós-graduação, fossem vencidos. Os procedimentos metodológicos efetuados
foram a realização de entrevistas semiestruturadas com o fundador e coordenador e mais 04 pessoas
que participaram da criação do projeto, aplicação de questionários com 4 das mulheres que
concluíram seus cursos e análise documental. A partir do estudo de todo o material, foi possível
compreender o processo histórico, a atuação e a importância do Pós-Populares para a emancipação
pessoal e profissional das mulheres sujeitas da pesquisa, ressaltando que a análise foi feita por
aproximação com o materialismo histórico dialético, que nos permite enxergar para além da
realidade posta e nos possibilita compreender o movimento dialético entre o concreto e o abstrato
e o retorno ao concreto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da periferia ao mundo acadêmico: uma análise das contribuições do Projeto de Extensão Pós-Populares ao acesso de mulheres à pós-graduação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - acesso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has as its theme the Post-Popular Extension Project and its importance for the access
and permanence of people from the outskirts of Brasília and its metropolitan region, especially
women, in the context of postgraduate studies at public universities. In this theme, the
problematization is to investigate to what extent the Post-Popular has an impact and has served as a
scope for access to the academic universe, contributing to the emancipation of women from the
outskirts of Brasília and its metropolitan region. The research subjects were defined as women who
completed their master's or doctoral courses, identifying the contributions made by the Project so that
elements of patriarchy, which constituted obstacles for their entry into postgraduate studies, were
overcome. The methodological procedures carried out were the conduction of semi-structured
interviews with the founder and coordinator and 4 other people who participated in the creation of
the project, application of questionnaires with 4 of the women who completed their courses and
documentary analysis. From the study of all the material, it was possible to understand the historical
process, the performance and the importance of the Post-Popular movement for the personal and
professional emancipation of the women subjects of the research, highlighting that the analysis was
carried out by approaching dialectical historical materialism, which allows us to see beyond the reality
presented and enables us to understand the dialectical movement between the concrete and the
abstract and the return to the concrete. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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