Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51513
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2024_IariaGuerraDeAraujo_DISSERT.pdf1,11 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Competências transversais e desempenho no trabalho : análise da percepção de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Auteur(s): Araújo, Iária Guerra de
Orientador(es):: Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto:: Gestão por competências
Serviço público
Desempenho no trabalho
Date de publication: 10-fév-2025
Référence bibliographique: ARAÚJO, Iária Guerra de. Competências transversais e desempenho no trabalho: análise da percepção de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2024. 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do serviço público brasileiro, instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, surge como resposta à necessidade de adaptação a novas demandas sociais e à busca por maior eficácia na prestação de serviços públicos. Nesse contexto, a PNDP estabelece que há um conjunto de competências de caráter transversal essenciais para um serviço público de alto desempenho. Diante do contexto apresentado, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar a percepção de uma amostra de servidores públicos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB) sobre a importância, o domínio e a frequência de uso de competências transversais para o desempenho no trabalho. Entende-se, aqui, a expressão das competências no desempenho como reflexo do grau de domínio que o indivíduo relata possuir. A pesquisa, de caráter descritivo e explorativo, adota uma abordagem de métodos mistos, combinando análise documental, entrevistas, aplicação de questionários, análise de conteúdo e análises estatísticas. Como Produto TécnicoTecnológico (PTT) desse estudo foi desenvolvido um relatório de mapeamento de competências transversais adicionais às competências transversais já mapeadas e descritas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na PNDP. As competências transversais mapeadas e descritas no PTT deste estudo são: Gestão de rotinas administrativas e de secretaria; Conhecimento em sistemas de informação SIG-UnB; Gestão documental no SEI; Conhecimento de leis e regulamentos institucionais; Uso de tecnologias da informação e comunicação; Atendimento ao público; Proatividade; Adaptabilidade; Relacionamento interpessoal; Autodesenvolvimento; e Inteligência emocional. Esse mapeamento poderá fundamentar a estruturação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), permitindo que as iniciativas de desenvolvimento profissional sejam mais direcionadas e eficazes. Os resultados deste estudo mostraram que as competências transversais são percebidas pela amostra de servidores TAEs da UnB como altamente importantes para o desempenho no trabalho, frequentemente utilizadas em suas atividades diárias e amplamente dominadas pela maioria. A análise evidenciou que essas três dimensões — importância, domínio e frequência de uso das competências — apresentam relações significativas e positivas entre si e com o desempenho no trabalho. Embora os resultados não possam ser generalizados para todos os servidores TAEs da UnB, esta pesquisa contribui significativamente para a consolidação da gestão por competências na universidade e para o aprimoramento da gestão pública em geral, orientando o desenvolvimento profissional de servidores públicos, essenciais para a construção de um serviço público de alto desempenho.
Abstract: The National People Development Policy (PNDP, in Portuguese) for the Brazilian public service, established by Decree nº 9.991/2019, was created in response to the need to adapt to new social demands and the search for greater efficiency in the provision of public services. In this context, the PNDP establishes a set of transversal competencies that are essential for a highperformance public service. Given this context, the general objective of this research is to investigate the perception of a sample of technical-administrative civil servants in education (TAEs, in Portuguese) at the University of Brasilia (UnB, in Portuguese) about the importance, mastery and frequency of use of transversal competencies for work performance. The expression of competencies in performance is understood here as a reflection of the degree of mastery that the individual reports having. The research, descriptive and exploratory in nature, adopts a mixed methods approach, combining document analysis, interviews, questionnaires, content analysis and statistical analysis. As a Technical-Technological Product (PTT, in Portuguese) of this study, a report was developed mapping transversal competences in addition to the transversal competences already mapped and described by the National School of Public Administration (ENAP, in Portuguese) in the PNDP. The soft skills mapped and described in this study's PTT are: Management of administrative and secretarial routines; Knowledge of SIG-UnB information systems; Document management in SEI; Knowledge of institutional laws and regulations; Use of information and communication technologies; Customer service; Proactivity; Adaptability; Interpersonal relationships; Self-development; and Emotional intelligence. This mapping can be used as a basis for structuring Individual Development Plans (DPI, in Portuguese), allowing professional development initiatives to be more targeted and effective. The results of this study showed that the transversal competencies are perceived by the sample of TAEs at UnB as highly important for job performance, frequently used in their daily activities and widely mastered by the majority. The analysis showed that these three variables - importance, mastery and frequency of use of competencies - have significant and positive relationships with each other and with job performance. Although the results cannot be generalized to all TAEs at UnB, this research contributes significantly to the consolidation of competency-based management at the university and to the improvement of public management in general, guiding the professional development of public servants, who are essential for building a high-performance public service.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51513/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.