Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Araújo, Iária Guerra de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T19:17:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T19:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Iária Guerra de. Competências transversais e desempenho no trabalho: análise da percepção de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2024. 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51513 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do serviço público brasileiro,
instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, surge como resposta à necessidade de adaptação a novas
demandas sociais e à busca por maior eficácia na prestação de serviços públicos. Nesse
contexto, a PNDP estabelece que há um conjunto de competências de caráter transversal
essenciais para um serviço público de alto desempenho. Diante do contexto apresentado, o
objetivo geral dessa pesquisa é investigar a percepção de uma amostra de servidores públicos
técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB) sobre a
importância, o domínio e a frequência de uso de competências transversais para o desempenho
no trabalho. Entende-se, aqui, a expressão das competências no desempenho como reflexo do
grau de domínio que o indivíduo relata possuir. A pesquisa, de caráter descritivo e explorativo,
adota uma abordagem de métodos mistos, combinando análise documental, entrevistas,
aplicação de questionários, análise de conteúdo e análises estatísticas. Como Produto TécnicoTecnológico (PTT) desse estudo foi desenvolvido um relatório de mapeamento de
competências transversais adicionais às competências transversais já mapeadas e descritas pela
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na PNDP. As competências transversais
mapeadas e descritas no PTT deste estudo são: Gestão de rotinas administrativas e de secretaria;
Conhecimento em sistemas de informação SIG-UnB; Gestão documental no SEI;
Conhecimento de leis e regulamentos institucionais; Uso de tecnologias da informação e
comunicação; Atendimento ao público; Proatividade; Adaptabilidade; Relacionamento
interpessoal; Autodesenvolvimento; e Inteligência emocional. Esse mapeamento poderá
fundamentar a estruturação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), permitindo que
as iniciativas de desenvolvimento profissional sejam mais direcionadas e eficazes. Os
resultados deste estudo mostraram que as competências transversais são percebidas pela
amostra de servidores TAEs da UnB como altamente importantes para o desempenho no
trabalho, frequentemente utilizadas em suas atividades diárias e amplamente dominadas pela
maioria. A análise evidenciou que essas três dimensões — importância, domínio e frequência
de uso das competências — apresentam relações significativas e positivas entre si e com o
desempenho no trabalho. Embora os resultados não possam ser generalizados para todos os
servidores TAEs da UnB, esta pesquisa contribui significativamente para a consolidação da
gestão por competências na universidade e para o aprimoramento da gestão pública em geral,
orientando o desenvolvimento profissional de servidores públicos, essenciais para a construção
de um serviço público de alto desempenho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Competências transversais e desempenho no trabalho : análise da percepção de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão por competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho no trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National People Development Policy (PNDP, in Portuguese) for the Brazilian public
service, established by Decree nº 9.991/2019, was created in response to the need to adapt to
new social demands and the search for greater efficiency in the provision of public services. In
this context, the PNDP establishes a set of transversal competencies that are essential for a highperformance public service. Given this context, the general objective of this research is to
investigate the perception of a sample of technical-administrative civil servants in education
(TAEs, in Portuguese) at the University of Brasilia (UnB, in Portuguese) about the importance,
mastery and frequency of use of transversal competencies for work performance. The
expression of competencies in performance is understood here as a reflection of the degree of
mastery that the individual reports having. The research, descriptive and exploratory in nature,
adopts a mixed methods approach, combining document analysis, interviews, questionnaires,
content analysis and statistical analysis. As a Technical-Technological Product (PTT, in
Portuguese) of this study, a report was developed mapping transversal competences in addition
to the transversal competences already mapped and described by the National School of Public
Administration (ENAP, in Portuguese) in the PNDP. The soft skills mapped and described in
this study's PTT are: Management of administrative and secretarial routines; Knowledge of
SIG-UnB information systems; Document management in SEI; Knowledge of institutional laws
and regulations; Use of information and communication technologies; Customer service;
Proactivity; Adaptability; Interpersonal relationships; Self-development; and Emotional
intelligence. This mapping can be used as a basis for structuring Individual Development Plans
(DPI, in Portuguese), allowing professional development initiatives to be more targeted and
effective. The results of this study showed that the transversal competencies are perceived by
the sample of TAEs at UnB as highly important for job performance, frequently used in their
daily activities and widely mastered by the majority. The analysis showed that these three
variables - importance, mastery and frequency of use of competencies - have significant and
positive relationships with each other and with job performance. Although the results cannot be
generalized to all TAEs at UnB, this research contributes significantly to the consolidation of
competency-based management at the university and to the improvement of public management
in general, guiding the professional development of public servants, who are essential for
building a high-performance public service. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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