http://repositorio.unb.br/handle/10482/51489
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Título : | Violonistas da era do rádio : um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro - 1920 a 1960 |
Autor : | Cordeiro, Alessandro Borges |
Orientador(es):: | Balaban, Marcelo |
Assunto:: | História social Violão - história Violonistas Era do rádio Sistema Musical Brasileiro |
Fecha de publicación : | 6-feb-2025 |
Data de defesa:: | 25-nov-2024 |
Citación : | CORDEIRO, Alessandro Borges. VIOLONISTAS DA ERA DO RÁDIO: um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro - 1920 a 1960. 2024. 300 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo central investigar a contribuição de violonistascompositores da Era do Rádio (1930-1960) para a formação de gêneros e aspectos performativos da música brasileira, bem como sua influência sobre as gerações que se seguiram até a contemporaneidade na construção e na conformação do sistema musical brasileiro. Para tanto, realizamos um estudo historiográfico e musicológico tendo com o fontes registros de relatos do final do século XIX e do começo do século XX, registros pictóricos, registros literários, textos extraídos de periódicos especializados, composições e performances musicais, bem como entrevistas com especialistas contemporâneos da academia e da imprensa cultural. Partimos da investigação da chegada de instrumentos de cordas dedilhadas ao Brasil, a partir do processo de colonização, focalizando como violas e violões foram apropriados pelas comunidades em contato. Mapeamos processos de profissionalização de musicistas em contextos da incipiente urbanização de cidades brasileiras a partir de formações instrumentais, passando pelos ternos de barbeiros, pelas bandas de música, até os regionais de choro, concluindo que, para a existência desses conjuntos, foram necessárias organizações baseadas na solidariedade entre seus membros, bem como a constituição de uma escola de aprendizado informal em diálogo com práticas sistematizadas da música de concerto. Concomitantemente, realizamos um estudo musicológico dos gêneros musicais populares brasileiros entre o final do século XIX e início do século XX, e a consolidação do gênero choro, a partir de uma perspectiva formativa, buscando rastrear aspectos estéticos presentes na música brasileira. Focalizamos, então, o estudo historiográfico de biografias e obras de violonistascompositores que tiveram protagonismo na indústria fonográfica e no rádio entre 1920 e 1960 – João Teixeira Guimarães, João Pernambuco (1883-1947); Américo Jacomino, Canhoto (1889-1928); Levino Albano da Conceição (1895-1955); Rogério Guimarães (1900-1980), Mozart Bicalho (1901-1986), Armando Neves (1902-1976); José do Patrocínio Oliveira, Zé Carioca (1904-1987); Henrique Brito (1908-1935); Aníbal Augusto Sardinha, Garoto (1915-1955); Dilermando Reis (1916-1977); e Laurindo Almeida (1917-1995) –, analisando musicologicamente aspectos performativos que foram registrados a partir da invenção do fonógrafo e da radiofonia, observando a consolidação do sistema musical brasileiro por meio do estudo de aspectos estruturais dos gêneros musicais populares tal como realizados em suas composições.. Por fim, centramos nossa investigação em análises musicológicas contrastivas de obras dos violonistas-compositores da Era do Rádio e de violonistas de gerações posteriores, marcando dois momentos – a geração Bossa Nova e a contemporaneidade –Baden Powell (1937-2000), Rosinha de Valença (1941-2000), Paulo Bellinati (1950-atual) e Marco Pereira (1950-atual), buscando mapear a partir da materialidade das obras de arte a influência dos violonistas-compositores da Era do Rádio para as gerações posteriores. Tivemos como principal resultado evidenciar a centralidade do violão e dos violonistascompositores no sistema musical brasileiro, compreendendo a riqueza da produção musical do país em razão da diversidade de expressões e do modo com que esse sistema está organizado histórica e esteticamente. Esperamos que este trabalho possa contribuir com o estudo da história do violão e do sistema musical no Brasil, bem como para o estabelecimento de pontes teóricas e metodológicas entre os campos da historiografia e da musicologia. |
Abstract: | The main objective of this work was to investigate the contribution of guitarist-composers from the Radio Era (1930-1960) to the formation of genres and performative aspects of Brazilian music, as well as their influence on the generations that followed until the present day in the construction and development of the Brazilian musical system. To this end, we carried out a historiographical and musicological study using as sources records of reports from the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, pictorial records, literary records, texts extracted from specialized periodicals, musical compositions and performances, as well as interviews with contemporary experts from academia and the cultural press. We started by investigating the arrival of plucked string instruments in Brazil, starting from the colonization process, focusing on how violas and guitars were appropriated by the communities in contact. We mapped the professionalization processes of musicians in contexts of incipient urbanization of Brazilian cities, starting from instrumental formations, passing through barbers' groups, music bands, and even regional choro groups, concluding that, for these groups to exist, organizations based on solidarity among their members were necessary, as well as the constitution of a school of informal learning in dialogue with systematized practices of concert music. At the same time, we carried out a musicological study of popular Brazilian musical genres between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, and the consolidation of the choro genre, from a formative perspective, seeking to track aesthetic aspects present in Brazilian music. We then focused on the historiographical study of biographies and works of guitarist-composers who were prominent in the recording industry and on the radio between 1920 and 1960 – João Teixeira Guimarães, João Pernambuco (1883-1947); Américo Jacomino, Canhoto (1889- 1928); Levino Albano da Conceição (1895-1955); Rogério Guimarães (1900-1980), Mozart Bicalho (1901-1986), Armando Neves (1902-1976); José do Patrocínio Oliveira, Zé Carioca (1904-1987); Henrique Brito (1908-1935); Aníbal Augusto Sardinha, Garoto (1915-1955); Dilermando Reis (1916-1977); and Laurindo Almeida (1917-1995) –, musicologically analyzing performative aspects that were recorded after the invention of the phonograph and radio, observing the consolidation of the Brazilian musical system through the study of structural aspects of popular musical genres as realized in their compositions. Finally, we focused our research on contrastive musicological analyses of works by guitarist-composers from the Radio Era and guitarists from later generations, marking two moments – the Bossa Nova generation and contemporary times – Baden Powell (1937-2000), Rosinha de Valença (1941-2000), Paulo Bellinati (1950-present) and Marco Pereira (1950-present), seeking to map, based on the materiality of the works of art, the influence of guitarist-composers from the Radio Era on later generations. Our main result was to highlight the centrality of the guitar and guitarist-composers in the Brazilian musical system, understanding the richness of the country's musical production due to the diversity of expressions and the way in which this system is organized historically and aesthetically. We hope that this work can contribute to the study of the history of the guitar and the musical system in Brazil, as well as to the establishment of theoretical and methodological bridges between the fields of historiography and musicology. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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