Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Balaban, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Alessandro Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T21:03:55Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T21:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Alessandro Borges. VIOLONISTAS DA ERA DO RÁDIO: um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro - 1920 a 1960. 2024. 300 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51489 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo central investigar a contribuição de violonistascompositores da Era do Rádio (1930-1960) para a formação de gêneros e aspectos
performativos da música brasileira, bem como sua influência sobre as gerações que se
seguiram até a contemporaneidade na construção e na conformação do sistema musical
brasileiro. Para tanto, realizamos um estudo historiográfico e musicológico tendo com o
fontes registros de relatos do final do século XIX e do começo do século XX, registros
pictóricos, registros literários, textos extraídos de periódicos especializados, composições
e performances musicais, bem como entrevistas com especialistas contemporâneos da
academia e da imprensa cultural. Partimos da investigação da chegada de instrumentos
de cordas dedilhadas ao Brasil, a partir do processo de colonização, focalizando como
violas e violões foram apropriados pelas comunidades em contato. Mapeamos processos
de profissionalização de musicistas em contextos da incipiente urbanização de cidades
brasileiras a partir de formações instrumentais, passando pelos ternos de barbeiros, pelas
bandas de música, até os regionais de choro, concluindo que, para a existência desses
conjuntos, foram necessárias organizações baseadas na solidariedade entre seus
membros, bem como a constituição de uma escola de aprendizado informal em diálogo
com práticas sistematizadas da música de concerto. Concomitantemente, realizamos um
estudo musicológico dos gêneros musicais populares brasileiros entre o final do século
XIX e início do século XX, e a consolidação do gênero choro, a partir de uma perspectiva
formativa, buscando rastrear aspectos estéticos presentes na música brasileira.
Focalizamos, então, o estudo historiográfico de biografias e obras de violonistascompositores que tiveram protagonismo na indústria fonográfica e no rádio entre 1920 e
1960 – João Teixeira Guimarães, João Pernambuco (1883-1947); Américo Jacomino,
Canhoto (1889-1928); Levino Albano da Conceição (1895-1955); Rogério Guimarães
(1900-1980), Mozart Bicalho (1901-1986), Armando Neves (1902-1976); José do
Patrocínio Oliveira, Zé Carioca (1904-1987); Henrique Brito (1908-1935); Aníbal
Augusto Sardinha, Garoto (1915-1955); Dilermando Reis (1916-1977); e Laurindo
Almeida (1917-1995) –, analisando musicologicamente aspectos performativos que
foram registrados a partir da invenção do fonógrafo e da radiofonia, observando a
consolidação do sistema musical brasileiro por meio do estudo de aspectos estruturais dos
gêneros musicais populares tal como realizados em suas composições.. Por fim,
centramos nossa investigação em análises musicológicas contrastivas de obras dos
violonistas-compositores da Era do Rádio e de violonistas de gerações posteriores,
marcando dois momentos – a geração Bossa Nova e a contemporaneidade –Baden Powell
(1937-2000), Rosinha de Valença (1941-2000), Paulo Bellinati (1950-atual) e Marco
Pereira (1950-atual), buscando mapear a partir da materialidade das obras de arte a
influência dos violonistas-compositores da Era do Rádio para as gerações posteriores.
Tivemos como principal resultado evidenciar a centralidade do violão e dos violonistascompositores no sistema musical brasileiro, compreendendo a riqueza da produção
musical do país em razão da diversidade de expressões e do modo com que esse sistema
está organizado histórica e esteticamente. Esperamos que este trabalho possa contribuir
com o estudo da história do violão e do sistema musical no Brasil, bem como para o
estabelecimento de pontes teóricas e metodológicas entre os campos da historiografia e
da musicologia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Violonistas da era do rádio : um estudo historiográfico e musicológico sobre o sistema musical brasileiro - 1920 a 1960 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | História social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violão - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violonistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Era do rádio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Musical Brasileiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this work was to investigate the contribution of guitarist-composers
from the Radio Era (1930-1960) to the formation of genres and performative aspects of
Brazilian music, as well as their influence on the generations that followed until the
present day in the construction and development of the Brazilian musical system. To this
end, we carried out a historiographical and musicological study using as sources records
of reports from the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, pictorial
records, literary records, texts extracted from specialized periodicals, musical
compositions and performances, as well as interviews with contemporary experts from
academia and the cultural press. We started by investigating the arrival of plucked string
instruments in Brazil, starting from the colonization process, focusing on how violas and
guitars were appropriated by the communities in contact. We mapped the
professionalization processes of musicians in contexts of incipient urbanization of
Brazilian cities, starting from instrumental formations, passing through barbers' groups,
music bands, and even regional choro groups, concluding that, for these groups to exist,
organizations based on solidarity among their members were necessary, as well as the
constitution of a school of informal learning in dialogue with systematized practices of
concert music. At the same time, we carried out a musicological study of popular
Brazilian musical genres between the end of the 19th century and the beginning of the
20th century, and the consolidation of the choro genre, from a formative perspective,
seeking to track aesthetic aspects present in Brazilian music. We then focused on the
historiographical study of biographies and works of guitarist-composers who were
prominent in the recording industry and on the radio between 1920 and 1960 – João
Teixeira Guimarães, João Pernambuco (1883-1947); Américo Jacomino, Canhoto (1889-
1928); Levino Albano da Conceição (1895-1955); Rogério Guimarães (1900-1980),
Mozart Bicalho (1901-1986), Armando Neves (1902-1976); José do Patrocínio Oliveira,
Zé Carioca (1904-1987); Henrique Brito (1908-1935); Aníbal Augusto Sardinha, Garoto
(1915-1955); Dilermando Reis (1916-1977); and Laurindo Almeida (1917-1995) –,
musicologically analyzing performative aspects that were recorded after the invention of
the phonograph and radio, observing the consolidation of the Brazilian musical system
through the study of structural aspects of popular musical genres as realized in their
compositions. Finally, we focused our research on contrastive musicological analyses of
works by guitarist-composers from the Radio Era and guitarists from later generations,
marking two moments – the Bossa Nova generation and contemporary times – Baden
Powell (1937-2000), Rosinha de Valença (1941-2000), Paulo Bellinati (1950-present)
and Marco Pereira (1950-present), seeking to map, based on the materiality of the works
of art, the influence of guitarist-composers from the Radio Era on later generations. Our
main result was to highlight the centrality of the guitar and guitarist-composers in the
Brazilian musical system, understanding the richness of the country's musical production
due to the diversity of expressions and the way in which this system is organized
historically and aesthetically. We hope that this work can contribute to the study of the
history of the guitar and the musical system in Brazil, as well as to the establishment of
theoretical and methodological bridges between the fields of historiography and
musicology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|