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LuizCarlosLagesSarmentoAlbuquerqueMarques_DISSERT.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Caminhos da educação escolar do povo Warao em Roraima |
Autor(es): | Marques, Luiz Carlos Lages Sarmento Albuquerque |
Orientador(es): | Baines, Stephen Grant |
Assunto: | Educação indígena Venezuela - migração Povos indígenas |
Data de publicação: | 15-Jan-2025 |
Data de defesa: | 29-Nov-2023 |
Referência: | MARQUES, Luiz Carlos Lages Sarmento Albuquerque. Caminhos da educação escolar do povo Warao em Roraima. 2023. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda a implementação de iniciativas de educação escolar indígena no contexto da migração de povos originários da Venezuela para o Brasil, especificamente daquelas desenvolvidas dentro e a partir da inserção desses indígenas enquanto alunos nas escolas públicas de Roraima acompanhados ou não por monitores e/ou professores indígenas na qualidade de educadores “entre” culturas. A metodologia utilizada é composta por revisão bibliográfica do tema da educação escolar indígena no Brasil e da recente onda de migração dos indígenas venezuelanos para o Brasil, com um enfoque no povo Warao. Relato reuniões, cursos, seminários e outros eventos relacionados a formulação e execução de políticas educacionais para os povos originários da Venezuela, além de conversas presenciais e a distância com professores, lideranças e outros membros de diferentes comunidades do povo Warao, sobretudo no estado de Roraima. Alguns dos resultados demonstram que apesar das comunidades do povo Warao estarem no Brasil na condição de migrantes e refugiados, há a existência de desafios comuns também vivenciados por povos indígenas brasileiros para a implementação de projetos de educação escolar e preservação e revitalização linguística em escolas da rede pública, mesmo em um cenário onde há abundância de professores e sábios. O encontro entre o sistema de educação pública brasileiro e as demandas e necessidades educacionais e linguísticas do povo Warao evoca novas e velhas formas do racismo anti-indígena na educação escolar no brasil, vivenciadas no cotidiano de alunos, pais e mães, e professores. A dificuldade de oferta de políticas públicas indigenistas nas cidades, a disputa pelo sentido jurídico de “indígena” e o contraste de diferentes sentidos da educação escolar, são algumas consequências desse encontro, de onde podem surgir novas frentes de transformação de relações já engessadas na gestão educacional de escolas indígenas, reatualizadas diante da luta por preservação linguística e cultural do povo Warao e outros povos originários da Venezuela no Brasil, |
Abstract: | This work addresses the implementation of school education initiatives in the context of the migration of indigenous peoples from Venezuela to Brazil, specifically those developed within and through the integration of these indigenous individuals as students in public schools in the state of Roraima, accompanied or not by indigenous monitors and/or teachers as educators “between” cultures. The methodology employed consists of a bibliographic review on the topic of indigenous education in Brazil and the recent wave of indigenous migration from Venezuela to Brazil, with a focus on the Warao people. I give an account of meetings, courses, seminars and other events associated with the formulation and execution of educational policies for indigenous peoples of Venezuela, along with in person and remote conversations with teachers, leaders, and other members of different communities of the Warao people, especially in the state of Roraima. Some of the results demonstrate that although the Warao communities are in Brazil as migrants and refugees, there are common challenges also experienced by Brazilian indigenous peoples in implementing school education, linguistic preservation, and language revitalization projects in public schools, even in a scenario where there is an abundance of teachers and elders. The clash between the Brazilian public education system and the educational and linguistic demands and needs of the Warao people evokes old and new forms of anti-indigenous racism in Brazilian schooling, experienced in the daily lives of students, fathers and mothers, and teachers. The difficulty in offering public policies for indigenous peoples in urban settings, the dispute over the legal meaning of “indigenous”, and the meanings of school education, are some of the consequences of this clash, from which new fronts for transforming stale relationships in the educational management of indigenous schools may emerge, adjusted within the struggle for the linguistic and cultural preservation of the Warao people and other native peoples of Venezuela and Brazil. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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