Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baines, Stephen Grant | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Luiz Carlos Lages Sarmento Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T18:55:43Z | - |
dc.date.available | 2025-01-15T18:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Luiz Carlos Lages Sarmento Albuquerque. Caminhos da educação escolar do povo Warao em Roraima. 2023. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51367 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a implementação de iniciativas de educação escolar indígena no
contexto da migração de povos originários da Venezuela para o Brasil,
especificamente daquelas desenvolvidas dentro e a partir da inserção desses
indígenas enquanto alunos nas escolas públicas de Roraima acompanhados ou não
por monitores e/ou professores indígenas na qualidade de educadores “entre”
culturas. A metodologia utilizada é composta por revisão bibliográfica do tema da
educação escolar indígena no Brasil e da recente onda de migração dos indígenas
venezuelanos para o Brasil, com um enfoque no povo Warao. Relato reuniões, cursos,
seminários e outros eventos relacionados a formulação e execução de políticas
educacionais para os povos originários da Venezuela, além de conversas presenciais
e a distância com professores, lideranças e outros membros de diferentes
comunidades do povo Warao, sobretudo no estado de Roraima. Alguns dos resultados
demonstram que apesar das comunidades do povo Warao estarem no Brasil na
condição de migrantes e refugiados, há a existência de desafios comuns também
vivenciados por povos indígenas brasileiros para a implementação de projetos de
educação escolar e preservação e revitalização linguística em escolas da rede
pública, mesmo em um cenário onde há abundância de professores e sábios. O
encontro entre o sistema de educação pública brasileiro e as demandas e
necessidades educacionais e linguísticas do povo Warao evoca novas e velhas
formas do racismo anti-indígena na educação escolar no brasil, vivenciadas no
cotidiano de alunos, pais e mães, e professores. A dificuldade de oferta de políticas
públicas indigenistas nas cidades, a disputa pelo sentido jurídico de “indígena” e o
contraste de diferentes sentidos da educação escolar, são algumas consequências
desse encontro, de onde podem surgir novas frentes de transformação de relações já
engessadas na gestão educacional de escolas indígenas, reatualizadas diante da luta
por preservação linguística e cultural do povo Warao e outros povos originários da
Venezuela no Brasil, | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caminhos da educação escolar do povo Warao em Roraima | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Venezuela - migração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addresses the implementation of school education initiatives in the context
of the migration of indigenous peoples from Venezuela to Brazil, specifically those
developed within and through the integration of these indigenous individuals as
students in public schools in the state of Roraima, accompanied or not by indigenous
monitors and/or teachers as educators “between” cultures. The methodology
employed consists of a bibliographic review on the topic of indigenous education in
Brazil and the recent wave of indigenous migration from Venezuela to Brazil, with a
focus on the Warao people. I give an account of meetings, courses, seminars and other
events associated with the formulation and execution of educational policies for
indigenous peoples of Venezuela, along with in person and remote conversations with
teachers, leaders, and other members of different communities of the Warao people,
especially in the state of Roraima. Some of the results demonstrate that although the
Warao communities are in Brazil as migrants and refugees, there are common
challenges also experienced by Brazilian indigenous peoples in implementing school
education, linguistic preservation, and language revitalization projects in public
schools, even in a scenario where there is an abundance of teachers and elders. The
clash between the Brazilian public education system and the educational and linguistic
demands and needs of the Warao people evokes old and new forms of anti-indigenous
racism in Brazilian schooling, experienced in the daily lives of students, fathers and
mothers, and teachers. The difficulty in offering public policies for indigenous peoples
in urban settings, the dispute over the legal meaning of “indigenous”, and the meanings
of school education, are some of the consequences of this clash, from which new fronts
for transforming stale relationships in the educational management of indigenous
schools may emerge, adjusted within the struggle for the linguistic and cultural
preservation of the Warao people and other native peoples of Venezuela and Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|