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Título : Diferenças neurocognitivas entre autistas de escola especializada e escola inclusiva
Autor : Cruz, Gleide Neves
Orientador(es):: Silva, André Ribeiro da
Assunto:: Neurociência cognitiva
Transtorno do Espectro Autista
Escola inclusiva
Educação especial
Fecha de publicación : 2-dic-2024
Citación : CRUZ, Gleide Neves. Diferenças neurocognitivas entre autistas de escola especializada e escola inclusiva. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o desenvolvimento neurocognitivo de forma significativa. A escolha entre uma Escola Especializada ou uma escola comum inclusiva depende das necessidades individuais de cada aluno. Nem todo aluno público-alvo da Educação Especial apresenta condições para ser matriculado no ensino comum, mas toda instituição de ensino deve oferece uma educação adaptada às suas necessidades específicas. O objetivo desta pesquisa é identificar e comparar as diferenças neurocognitivas entre crianças autistas matriculadas em escolas especializadas e aquelas integradas em escolas inclusivas, analisando como cada tipo de ambiente educacional influencia o desenvolvimento cognitivo, social e comportamental desses alunos. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa transversal de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 75 participantes, sendo composta por 25 autistas de uma Escola Especializada, 25 autistas de uma Escola Inclusiva e 25 do Grupo Controle. Foram utilizados dois instrumentos principais: o Inventário Portage Operacionalizado (Aiello & Williams, 2021) e o Teste de Aprendizagem Observacional em condições "fantasma" (Hopper et al., 2008). Esses instrumentos foram adaptados e aplicados em ambas as escolas durante o segundo semestre de 2023. A pesquisa avaliou o desempenho dos participantes nas áreas de socialização, linguagem, cognição, autocuidado, habilidades motoras e flexibilidade do pensamento. O estudo revela que escolas especializadas e inclusivas oferecem benefícios distintos para crianças autistas. As especializadas fornecem suporte intensivo, enquanto as inclusivas promovem o desenvolvimento social. Integrar os pontos fortes de ambos os modelos pode ser vantajoso, e recomenda-se adaptar práticas e políticas educacionais para atender melhor às necessidades dos alunos com TEA.
Abstract: Autism Spectrum Disorder is a condition that significantly affects neurocognitive development. The choice between a Specialized School or a regular inclusive school depends on the individual needs of each student. Not all students who are the target audience for Special Education are eligible to be enrolled in regular education, but every educational institution should offer an education adapted to their specific needs. The objective of this research is to identify and compare the neurocognitive differences between autistic children enrolled in specialized schools and those integrated into inclusive schools, analyzing how each type of educational environment influences the cognitive, social and behavioral development of these students. The methodology adopted consists of a cross-sectional survey of a quantitative nature. The sample consisted of 75 participants, consisting of 25 autistic children from a Specialized School, 25 autistic children from an Inclusive School and 25 from the Control Group. Two main instruments were used: the Operationalized Portage Inventory (Aiello & Williams, 2021) and the Observational Learning Test under “phantom” conditions (Hopper et al., 2008). These instruments were adapted and administered in both schools during the second half of 2023. The research assessed the participants’ performance in the areas of socialization, language, cognition, self-care, motor skills and flexibility of thought. The study reveals that specialized and inclusive schools offer distinct benefits for autistic children. Specialized schools provide intensive support, while inclusive schools promote social development. Integrating the strengths of both models can be advantageous, and it is recommended to adapt educational practices and policies to better meet the needs of students with ASD.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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