Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, André Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Gleide Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T21:12:45Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T21:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Gleide Neves. Diferenças neurocognitivas entre autistas de escola especializada e escola inclusiva. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51051 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o desenvolvimento neurocognitivo
de forma significativa. A escolha entre uma Escola Especializada ou uma escola comum
inclusiva depende das necessidades individuais de cada aluno. Nem todo aluno público-alvo
da Educação Especial apresenta condições para ser matriculado no ensino comum, mas toda
instituição de ensino deve oferece uma educação adaptada às suas necessidades específicas. O
objetivo desta pesquisa é identificar e comparar as diferenças neurocognitivas entre crianças
autistas matriculadas em escolas especializadas e aquelas integradas em escolas inclusivas,
analisando como cada tipo de ambiente educacional influencia o desenvolvimento cognitivo,
social e comportamental desses alunos. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa
transversal de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 75 participantes, sendo
composta por 25 autistas de uma Escola Especializada, 25 autistas de uma Escola Inclusiva e
25 do Grupo Controle. Foram utilizados dois instrumentos principais: o Inventário Portage
Operacionalizado (Aiello & Williams, 2021) e o Teste de Aprendizagem Observacional em
condições "fantasma" (Hopper et al., 2008). Esses instrumentos foram adaptados e aplicados
em ambas as escolas durante o segundo semestre de 2023. A pesquisa avaliou o desempenho
dos participantes nas áreas de socialização, linguagem, cognição, autocuidado, habilidades
motoras e flexibilidade do pensamento. O estudo revela que escolas especializadas e inclusivas
oferecem benefícios distintos para crianças autistas. As especializadas fornecem suporte
intensivo, enquanto as inclusivas promovem o desenvolvimento social. Integrar os pontos
fortes de ambos os modelos pode ser vantajoso, e recomenda-se adaptar práticas e políticas
educacionais para atender melhor às necessidades dos alunos com TEA. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diferenças neurocognitivas entre autistas de escola especializada e escola inclusiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neurociência cognitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Autism Spectrum Disorder is a condition that significantly affects neurocognitive development.
The choice between a Specialized School or a regular inclusive school depends on the
individual needs of each student. Not all students who are the target audience for Special
Education are eligible to be enrolled in regular education, but every educational institution
should offer an education adapted to their specific needs. The objective of this research is to
identify and compare the neurocognitive differences between autistic children enrolled in
specialized schools and those integrated into inclusive schools, analyzing how each type of
educational environment influences the cognitive, social and behavioral development of these
students. The methodology adopted consists of a cross-sectional survey of a quantitative nature.
The sample consisted of 75 participants, consisting of 25 autistic children from a Specialized
School, 25 autistic children from an Inclusive School and 25 from the Control Group. Two
main instruments were used: the Operationalized Portage Inventory (Aiello & Williams, 2021)
and the Observational Learning Test under “phantom” conditions (Hopper et al., 2008). These
instruments were adapted and administered in both schools during the second half of 2023. The
research assessed the participants’ performance in the areas of socialization, language,
cognition, self-care, motor skills and flexibility of thought. The study reveals that specialized
and inclusive schools offer distinct benefits for autistic children. Specialized schools provide
intensive support, while inclusive schools promote social development. Integrating the
strengths of both models can be advantageous, and it is recommended to adapt educational
practices and policies to better meet the needs of students with ASD. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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