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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51048
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Titre: No evidence of expectancy effect on visuospatial attention in cognitive training with action video games
Auteur(s): Gonçalves, Edimilson dos Santos
Orientador(es):: Moraes Júnior, Rui de
Assunto:: Efeito placebo
Expectativas
Cognição
Jogos eletrônicos
Jogos - aspectos psicológicos
Date de publication: 2-déc-2024
Référence bibliographique: GONÇALVES, Edimilson dos Santos. No evidence of expectancy effect on visuospatial attention in cognitive training with action video games. 2024. 57 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Este estudo avaliou se a expectativa de melhoria cognitiva devido à prática de jogos de ação poderia afetar a atenção visuoespacial. Todos os 140 participantes passaram por um pré-teste e um pós-teste, ou apenas um pós-teste, da tarefa de Campo de Visão Útil (CVU) em uma única sessão experimental. Antes do pós-teste, o Grupo Placebo 1 assistiu a um vídeo que induzia expectativas de efeitos relacionados ao jogo na cognição, enquanto o Grupo Controle 1 assistiu a um vídeo controle, ambos seguidos por uma sessão de 10 minutos de jogo de vídeo game em realidade virtual. O Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 passaram pelos mesmos procedimentos, exceto pelo pré-teste (ou seja, desenho experimental de quatro grupos de Solomon). Embora a manipulação experimental tenha induzido expectativa no Grupo Placebo 1 em comparação com o Grupo Controle 1, não houve diferenças de desempenho na tarefa CVU. Uma comparação entre o Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 avaliou um efeito de expectativa na ausência de um préteste, e os resultados mostraram que a manipulação não induziu expectativa, o que também não foi observado no desempenho. Uma comparação entre todas as condições experimentais no pós-teste evidenciou um efeito de transferência causado pela prática e sugere que as intervenções placebo possam ser beneficiadas ou intensificadas por um pré-teste. Em resumo, nossos resultados não apoiam investigações anteriores na literatura que afirmam que o efeito de expectativa pode explicar ganhos de atenção em estudos de treinamento cognitivo.
Abstract: This study assessed if the expectation of cognitive improvement due action video game playing could affect visuospatial attention. All the 140 participants underwent a pre- and post-testing, or just a post-testing, of the Useful Field of View (UFoV) task in a single experimental session. Prior to the post-test, Placebo Group 1 watched a video inducing expectation of game-related effects on cognition, while Control Group 1 watched a control video, both followed by a 10-minute session of virtual reality action video game. Placebo Group 2 and Control Group 2 underwent the same procedures, except for the pre-test (i.e., Solomon four-group experimental design). Although experimental manipulation induced expectation in Placebo Group 1 compared to Control Group 1, there was no differences of performance in the UFoV task. A comparison of Placebo Group 2 and Control Group 2 assessed an expectancy effect in the absence of a pre-test, and the results showed that the manipulation did not induced expectation, which was not observed in performance as well. A comparison among all experimental conditions in the post-test evidenced a carry-over effect caused by practice and suggest that performance in placebo possibly benefited or intensified by a pre-testing. In summary, our results do not support previous investigation in the literature claiming that an expectancy effect may account for attentional gains in cognitive training studies.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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