Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moraes Júnior, Rui de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Edimilson dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T21:12:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T21:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-22 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Edimilson dos Santos. No evidence of expectancy effect on visuospatial attention in cognitive training with action video games. 2024. 57 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51048 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo avaliou se a expectativa de melhoria cognitiva devido à prática de jogos de ação
poderia afetar a atenção visuoespacial. Todos os 140 participantes passaram por um pré-teste e um
pós-teste, ou apenas um pós-teste, da tarefa de Campo de Visão Útil (CVU) em uma única sessão
experimental. Antes do pós-teste, o Grupo Placebo 1 assistiu a um vídeo que induzia expectativas
de efeitos relacionados ao jogo na cognição, enquanto o Grupo Controle 1 assistiu a um vídeo
controle, ambos seguidos por uma sessão de 10 minutos de jogo de vídeo game em realidade
virtual. O Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 passaram pelos mesmos procedimentos, exceto
pelo pré-teste (ou seja, desenho experimental de quatro grupos de Solomon). Embora a
manipulação experimental tenha induzido expectativa no Grupo Placebo 1 em comparação com o
Grupo Controle 1, não houve diferenças de desempenho na tarefa CVU. Uma comparação entre o
Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 avaliou um efeito de expectativa na ausência de um préteste, e os resultados mostraram que a manipulação não induziu expectativa, o que também não foi
observado no desempenho. Uma comparação entre todas as condições experimentais no pós-teste
evidenciou um efeito de transferência causado pela prática e sugere que as intervenções placebo
possam ser beneficiadas ou intensificadas por um pré-teste. Em resumo, nossos resultados não
apoiam investigações anteriores na literatura que afirmam que o efeito de expectativa pode explicar
ganhos de atenção em estudos de treinamento cognitivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | No evidence of expectancy effect on visuospatial attention in cognitive training with action video games | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito placebo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expectativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study assessed if the expectation of cognitive improvement due action video game playing
could affect visuospatial attention. All the 140 participants underwent a pre- and post-testing, or
just a post-testing, of the Useful Field of View (UFoV) task in a single experimental session. Prior
to the post-test, Placebo Group 1 watched a video inducing expectation of game-related effects on
cognition, while Control Group 1 watched a control video, both followed by a 10-minute session
of virtual reality action video game. Placebo Group 2 and Control Group 2 underwent the same
procedures, except for the pre-test (i.e., Solomon four-group experimental design). Although
experimental manipulation induced expectation in Placebo Group 1 compared to Control Group 1,
there was no differences of performance in the UFoV task. A comparison of Placebo Group 2 and
Control Group 2 assessed an expectancy effect in the absence of a pre-test, and the results showed
that the manipulation did not induced expectation, which was not observed in performance as well.
A comparison among all experimental conditions in the post-test evidenced a carry-over effect
caused by practice and suggest that performance in placebo possibly benefited or intensified by a
pre-testing. In summary, our results do not support previous investigation in the literature claiming
that an expectancy effect may account for attentional gains in cognitive training studies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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