Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51047
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
CarolinaPassosMarques_DISSERT.pdf4,14 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas : uma leitura de HQ com meninas autistas
Auteur(s): Marques, Carolina Passos
Orientador(es):: Flores, Eileen Pfeiffer
Assunto:: Transtorno do Espectro Autista
Violência sexual
Violência de gênero
Leitura dialógica
Educação sexual
Date de publication: 2-déc-2024
Référence bibliographique: MARQUES, Carolina Passos. Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas: uma leitura de HQ com meninas autistas. 2024. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Este estudo explorou a eficácia do método LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda), uma abordagem à leitura dialógica baseada em funções narrativas, para aprimorar a compreensão da violência de gênero entre adolescentes autistas do sexo feminino. A pesquisa utilizou um desenho de sujeito único em três grupos escalonados, por meio da leitura do romance gráfico "Desconstruindo Una", de Una, para promover discussões sobre violência de gênero. O método LuDiCa incorpora convites dialógicos estratégicos com base em funções narrativas identificadas dentro da história, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos participantes sobre questões relacionadas a gênero. Os principais objetivos foram avaliar se esse método poderia ajudar as participantes a entender melhor as contingências que sustentam a violência de gênero e reduzir a aceitação de "soluções restritivas" - respostas que infringem os direitos individuais. Em vez disso, o estudo visava promover "soluções positivas" que enfatizam a ação coletiva e a mudança estrutural. As avaliações iniciais envolveram discussões em torno de tirinhas curtas retratando várias formas de violência de gênero para avaliar a compreensão inicial e o reconhecimento de funções narrativas. Os resultados indicaram que, embora os participantes pudessem identificar com precisão a violência de gênero desde o início, melhorias significativas foram observadas na compreensão das contingências subjacentes a essa violência durante a intervenção. O método LuDiCa facilitou um diálogo e análise mais ricos, deslocando o foco de medidas individuais para soluções sociais mais amplas.
Abstract: This study explored the effectiveness of the LuDiCa method, an approach to dialogic reading based on narrative functions, in enhancing the understanding of gender violence among adolescent autistic girls. The research employed a single-subject design across three staggered groups, utilizing the graphic novel Becoming Unbecoming by Una to foster discussions on gender violence. The LuDiCa method (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda) incorporates strategic dialogic invitations based on identified narrative functions within the story, aiming to deepen participants' comprehension of gender-related issues.The primary objectives were to assess whether this method could help participants better understand the contingencies leading to gender violence and reduce endorsements of 'negative solutions'—responses that infringe on individual rights. Instead, the study aimed to promote 'positive solutions' that emphasize collective action and structural change. Baseline assessments involved discussions around short comic strips depicting various forms of gender violence to gauge initial understanding and narrative function recognition. Results indicated that while participants could accurately identify gender violence from the outset, significant improvements were observed in understanding the underlying contingencies of such violence during the intervention. The LuDiCa method facilitated a richer dialogue and analysis, shifting focus from individual precautionary measures to broader societal solutions.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51047/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.