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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Carolina Passospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-02T21:12:42Z-
dc.date.available2024-12-02T21:12:42Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.date.submitted2024-05-31-
dc.identifier.citationMARQUES, Carolina Passos. Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas: uma leitura de HQ com meninas autistas. 2024. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51047-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo explorou a eficácia do método LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda), uma abordagem à leitura dialógica baseada em funções narrativas, para aprimorar a compreensão da violência de gênero entre adolescentes autistas do sexo feminino. A pesquisa utilizou um desenho de sujeito único em três grupos escalonados, por meio da leitura do romance gráfico "Desconstruindo Una", de Una, para promover discussões sobre violência de gênero. O método LuDiCa incorpora convites dialógicos estratégicos com base em funções narrativas identificadas dentro da história, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos participantes sobre questões relacionadas a gênero. Os principais objetivos foram avaliar se esse método poderia ajudar as participantes a entender melhor as contingências que sustentam a violência de gênero e reduzir a aceitação de "soluções restritivas" - respostas que infringem os direitos individuais. Em vez disso, o estudo visava promover "soluções positivas" que enfatizam a ação coletiva e a mudança estrutural. As avaliações iniciais envolveram discussões em torno de tirinhas curtas retratando várias formas de violência de gênero para avaliar a compreensão inicial e o reconhecimento de funções narrativas. Os resultados indicaram que, embora os participantes pudessem identificar com precisão a violência de gênero desde o início, melhorias significativas foram observadas na compreensão das contingências subjacentes a essa violência durante a intervenção. O método LuDiCa facilitou um diálogo e análise mais ricos, deslocando o foco de medidas individuais para soluções sociais mais amplas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas : uma leitura de HQ com meninas autistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.keywordViolência sexualpt_BR
dc.subject.keywordViolência de gêneropt_BR
dc.subject.keywordLeitura dialógicapt_BR
dc.subject.keywordEducação sexualpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study explored the effectiveness of the LuDiCa method, an approach to dialogic reading based on narrative functions, in enhancing the understanding of gender violence among adolescent autistic girls. The research employed a single-subject design across three staggered groups, utilizing the graphic novel Becoming Unbecoming by Una to foster discussions on gender violence. The LuDiCa method (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda) incorporates strategic dialogic invitations based on identified narrative functions within the story, aiming to deepen participants' comprehension of gender-related issues.The primary objectives were to assess whether this method could help participants better understand the contingencies leading to gender violence and reduce endorsements of 'negative solutions'—responses that infringe on individual rights. Instead, the study aimed to promote 'positive solutions' that emphasize collective action and structural change. Baseline assessments involved discussions around short comic strips depicting various forms of gender violence to gauge initial understanding and narrative function recognition. Results indicated that while participants could accurately identify gender violence from the outset, significant improvements were observed in understanding the underlying contingencies of such violence during the intervention. The LuDiCa method facilitated a richer dialogue and analysis, shifting focus from individual precautionary measures to broader societal solutions.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Comportamentopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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