http://repositorio.unb.br/handle/10482/50988
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_AvaliacaoEfeitosVisuais.pdf | 688,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília |
Other Titles: | Assessment of visual and non-visual effects of light in classrooms on the University of Brasília |
Authors: | Bastos, Lorenzo Machado Soares, Marco Túlio Bones Castro, Adriana Alice Sekeff Silva, Joára Cronemberger Ribeiro Amorim, Cláudia Naves David |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Iluminação natural Salas de aula Efeitos não visuais da luz Simulação (Computadores) |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | ANTAC |
Citation: | BASTOS, Lorenzo Machado et al. Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6151. Acesso em: 21 nov. 2024. |
Abstract: | A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação. |
Abstract: | Natural light as a source of lighting in a study environment is beneficial for the user's health, concentration and alertness through the suppression of melatonin. Most projects typically consider the visual benefits and those related to energy efficiency, however, they do not take into account the non-visual effects of light, which are directly linked to neuroendocrine responses, affecting the user's mood, performance and circadian rhythm. This study aims to evaluate the classrooms at the Darcy Ribeiro Campus of the University of Brasília regarding visual and non-visual effects, seeking the room with the best quality of lighting. The methodology used to evaluate the rooms consisted of mapping the classrooms and simulating visual and non-visual effects —using ClimateStudio(v1.9.8389.22035)and ALFA(0.6.0.0), respectively —and then making a comparison between the simulated scenarios. As a result, the architectural parameters that had the greatest impact on the simulation results were the sun-shading structuresand orientation. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | Declaração de Direito Autoral - O ENTAC utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos manuscritos em ambiente de acesso aberto. Fonte: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/about/submissions. Acesso em: 21 nov. 2024. |
DOI: | https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151 |
Appears in Collections: | Trabalhos apresentados em evento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.