Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50988
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AvaliacaoEfeitosVisuais.pdf688,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBastos, Lorenzo Machado-
dc.contributor.authorSoares, Marco Túlio Bones-
dc.contributor.authorCastro, Adriana Alice Sekeff-
dc.contributor.authorSilva, Joára Cronemberger Ribeiro-
dc.contributor.authorAmorim, Cláudia Naves David-
dc.date.accessioned2024-11-21T13:43:43Z-
dc.date.available2024-11-21T13:43:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBASTOS, Lorenzo Machado et al. Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6151. Acesso em: 21 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50988-
dc.description.abstractA luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANTACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.title.alternativeAssessment of visual and non-visual effects of light in classrooms on the University of Brasíliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIluminação naturalpt_BR
dc.subject.keywordSalas de aulapt_BR
dc.subject.keywordEfeitos não visuais da luzpt_BR
dc.subject.keywordSimulação (Computadores)pt_BR
dc.rights.licenseDeclaração de Direito Autoral - O ENTAC utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos manuscritos em ambiente de acesso aberto. Fonte: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/about/submissions. Acesso em: 21 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151pt_BR
dc.description.abstract1Natural light as a source of lighting in a study environment is beneficial for the user's health, concentration and alertness through the suppression of melatonin. Most projects typically consider the visual benefits and those related to energy efficiency, however, they do not take into account the non-visual effects of light, which are directly linked to neuroendocrine responses, affecting the user's mood, performance and circadian rhythm. This study aims to evaluate the classrooms at the Darcy Ribeiro Campus of the University of Brasília regarding visual and non-visual effects, seeking the room with the best quality of lighting. The methodology used to evaluate the rooms consisted of mapping the classrooms and simulating visual and non-visual effects —using ClimateStudio(v1.9.8389.22035)and ALFA(0.6.0.0), respectively —and then making a comparison between the simulated scenarios. As a result, the architectural parameters that had the greatest impact on the simulation results were the sun-shading structuresand orientation.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.