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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50969
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Titre: Falácias socioambientais: um estudo de caso da empresa Vale S.A. sob ótica da responsabilização
Auteur(s): Lima, Lavoisiene Rodrigues de
Orientador(es):: Freire, Fátima de Souza
Assunto:: Responsabilidade ambiental
Stakeholders
Relatórios de sustentabilidade
Relato integrado
Date de publication: 19-nov-2024
Référence bibliographique: LIMA, Lavoisiene Rodrigues de. Falácias socioambientais: um estudo de caso da empresa Vale S.A. sob ótica da responsabilização. 2024. 324 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A legitimação da divulgação socioambiental ganha destaque com o advento da norma internacional para esse fim. Até 2026, os preparadores de relatórios enfrentarão significativas transformações, demandando das empresas uma ampliação de responsabilidade perante a sociedade, por meio da divulgação de informações coerentes e verídicas. Neste contexto, emerge a temática das falácias, caracterizadas como argumentos mal formulados. A Teoria Pragmática das Falácias, por sua vez, sustenta que tais argumentos podem persuadir a audiência conforme a intenção do emissor. O propósito deste estudo consiste em avaliar como os relatórios socioambientais da mineradora Vale S.A. apresentam as falácias, sob a ótica da responsabilização. Para atender a esse objetivo, foi conduzido uma pesquisa na Vale S.A., a maior mineradora do Brasil e terceira maior do mundo. A análise abrangeu o conteúdo dos relatórios de sustentabilidade e relatos integrados desde o início de sua divulgação em 2006. Adotou-se uma abordagem qualitativa e dedutiva, utilizando a análise de conteúdo. A pré-análise envolveu a leitura dos documentos para identificação de falácias, respaldada pela literatura pertinente. A exploração dos dados compreendeu a categorização das falácias, a criação de casos e atributos da pesquisa. O tratamento dos dados ocorreu com o auxílio dos softwares NVivo® e IRaMuTeQ®, nos quais foi analisada a narrativa falaciosa identificada ao longo dos 17 anos de divulgação socioambiental da Vale S.A. Os resultados indicaram a presença de falácias no disclosure sustentável da mineradora, totalizando 805 identificações. A categoria mais predominante foi "Apelos aos Motivos", com destaque para o tipo "Apelo ao Povo", caracterizando o discurso da empresa como apelativo e focado na imagem. Após a tragédia de Brumadinho, observou-se um aumento de falácias, principalmente dos tipos "Apelo às Emoções", "Piedade" e "Povo", corroborando a hipótese de estratégias de persuasão para atenuar a imagem pós-acidente. Adicionalmente, ao comparar as falácias nos períodos em que a empresa cumpria com as diretrizes de entidades como o ISE e o Pacto Global da ONU, verificou-se uma redução durante o período de adesão. Quatro grupos de falácias foram criados com base na narrativa falaciosa da Vale S.A., setorizando as categorias em falácias operacionais, de lamentações, de relacionamento, socioambientais e as relacionadas à tragédia. Um vocabulário das palavras falaciosas foi desenvolvido por categoria de falácia. Esta tese contribui para o aprimoramento da acurácia dos usuários das informações socioambientais, auxiliando na identificação de falácias sustentáveis. Espera-se que pesquisas futuras confrontem os níveis de falácias após a adesão da General Requirements for Disclosure of Sustainability related Financial Information (IFRS S1), buscando padronizar os relatórios e reduzir potencialmente o viés autopromocional, ampliando a responsividade das empresas na divulgação da (in)sustentabilidade e na representação fiel.
Abstract: The legitimization of socio-environmental disclosure gains prominence with the advent of the international standard for this purpose. By 2026, report preparers will face significant transformations, requiring companies to increase their responsibility towards society, through the dissemination of coherent and truthful information. In this context, the theme of fallacies emerges, characterized as poorly formulated arguments. The Pragmatic Theory of Fallacies, in turn, maintains that such arguments can persuade the audience according to the sender's intention. The purpose of this study is to evaluate how the socio-environmental reports of the mining company Vale S.A. present fallacies, from the perspective of accountability. To meet this objective, research was conducted at Vale S.A., the largest mining company in Brazil and third largest in the world. The analysis covered the content of sustainability reports and integrated reports since their publication began in 2006. A qualitative and deductive approach was adopted, using content analysis. The pre-analysis involved reading the documents to identify fallacies, supported by relevant literature. Data exploration included the categorization of fallacies, the creation of cases and research attributes. Data processing took place with the help of NVivo® and IRaMuTeQ® software, in which the fallacious narrative identified over 17 years of socio-environmental disclosure by Vale S.A. was analyzed. The results indicated the presence of fallacies in the mining company's sustainable disclosure, totaling 805 identifications. The most predominant category was "Appeals to Motives", with emphasis on the "Appeal to the People" type, characterizing the company's speech as appealing and focused on image. After the Brumadinho tragedy, an increase in fallacies was observed, mainly of the types "Appeal to Emotions", "Piety" and "People", corroborating the hypothesis of persuasion strategies to mitigate the post-accident image. Additionally, when comparing the fallacies in the periods in which the company complied with the guidelines of entities such as ISE and the UN Global Compact, there was a reduction during the adherence period. Four groups of fallacies were created based on Vale S.A.'s fallacious narrative, dividing the categories into operational, lamentation, relationship, socio-environmental and tragedy-related fallacies. A vocabulary of fallacious words was developed by fallacy category. This thesis contributes to improving the accuracy of users of socio-environmental information, helping to identify sustainable fallacies. It is expected that future research will confront the levels of fallacies after the adoption of the General Requirements for Disclosure of Sustainability related Financial Information (IFRS S1), seeking to standardize reports and potentially reduce selfpromotional bias, increasing companies' responsiveness in disclosing (in)sustainability and faithful representation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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