Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Fátima de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Lavoisiene Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:58:02Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T19:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lavoisiene Rodrigues de. Falácias socioambientais: um estudo de caso da empresa Vale S.A. sob ótica da responsabilização. 2024. 324 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50969 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A legitimação da divulgação socioambiental ganha destaque com o advento da norma
internacional para esse fim. Até 2026, os preparadores de relatórios enfrentarão
significativas transformações, demandando das empresas uma ampliação de
responsabilidade perante a sociedade, por meio da divulgação de informações coerentes e
verídicas. Neste contexto, emerge a temática das falácias, caracterizadas como argumentos
mal formulados. A Teoria Pragmática das Falácias, por sua vez, sustenta que tais
argumentos podem persuadir a audiência conforme a intenção do emissor. O propósito
deste estudo consiste em avaliar como os relatórios socioambientais da mineradora Vale
S.A. apresentam as falácias, sob a ótica da responsabilização. Para atender a esse objetivo,
foi conduzido uma pesquisa na Vale S.A., a maior mineradora do Brasil e terceira maior
do mundo. A análise abrangeu o conteúdo dos relatórios de sustentabilidade e relatos
integrados desde o início de sua divulgação em 2006. Adotou-se uma abordagem
qualitativa e dedutiva, utilizando a análise de conteúdo. A pré-análise envolveu a leitura
dos documentos para identificação de falácias, respaldada pela literatura pertinente. A
exploração dos dados compreendeu a categorização das falácias, a criação de casos e
atributos da pesquisa. O tratamento dos dados ocorreu com o auxílio dos softwares NVivo®
e IRaMuTeQ®, nos quais foi analisada a narrativa falaciosa identificada ao longo dos 17
anos de divulgação socioambiental da Vale S.A. Os resultados indicaram a presença de
falácias no disclosure sustentável da mineradora, totalizando 805 identificações. A
categoria mais predominante foi "Apelos aos Motivos", com destaque para o tipo "Apelo
ao Povo", caracterizando o discurso da empresa como apelativo e focado na imagem. Após
a tragédia de Brumadinho, observou-se um aumento de falácias, principalmente dos tipos
"Apelo às Emoções", "Piedade" e "Povo", corroborando a hipótese de estratégias de
persuasão para atenuar a imagem pós-acidente. Adicionalmente, ao comparar as falácias
nos períodos em que a empresa cumpria com as diretrizes de entidades como o ISE e o
Pacto Global da ONU, verificou-se uma redução durante o período de adesão. Quatro
grupos de falácias foram criados com base na narrativa falaciosa da Vale S.A., setorizando
as categorias em falácias operacionais, de lamentações, de relacionamento,
socioambientais e as relacionadas à tragédia. Um vocabulário das palavras falaciosas foi
desenvolvido por categoria de falácia. Esta tese contribui para o aprimoramento da acurácia
dos usuários das informações socioambientais, auxiliando na identificação de falácias
sustentáveis. Espera-se que pesquisas futuras confrontem os níveis de falácias após a
adesão da General Requirements for Disclosure of Sustainability related Financial
Information (IFRS S1), buscando padronizar os relatórios e reduzir potencialmente o viés
autopromocional, ampliando a responsividade das empresas na divulgação da
(in)sustentabilidade e na representação fiel. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Falácias socioambientais: um estudo de caso da empresa Vale S.A. sob ótica da responsabilização | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relatórios de sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato integrado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The legitimization of socio-environmental disclosure gains prominence with the advent of
the international standard for this purpose. By 2026, report preparers will face significant
transformations, requiring companies to increase their responsibility towards society,
through the dissemination of coherent and truthful information. In this context, the theme of
fallacies emerges, characterized as poorly formulated arguments. The Pragmatic Theory of
Fallacies, in turn, maintains that such arguments can persuade the audience according to
the sender's intention. The purpose of this study is to evaluate how the socio-environmental
reports of the mining company Vale S.A. present fallacies, from the perspective of
accountability. To meet this objective, research was conducted at Vale S.A., the largest
mining company in Brazil and third largest in the world. The analysis covered the content of
sustainability reports and integrated reports since their publication began in 2006. A
qualitative and deductive approach was adopted, using content analysis. The pre-analysis
involved reading the documents to identify fallacies, supported by relevant literature. Data
exploration included the categorization of fallacies, the creation of cases and research
attributes. Data processing took place with the help of NVivo® and IRaMuTeQ® software,
in which the fallacious narrative identified over 17 years of socio-environmental disclosure
by Vale S.A. was analyzed. The results indicated the presence of fallacies in the mining
company's sustainable disclosure, totaling 805 identifications. The most predominant
category was "Appeals to Motives", with emphasis on the "Appeal to the People" type,
characterizing the company's speech as appealing and focused on image. After the
Brumadinho tragedy, an increase in fallacies was observed, mainly of the types "Appeal to
Emotions", "Piety" and "People", corroborating the hypothesis of persuasion strategies to
mitigate the post-accident image. Additionally, when comparing the fallacies in the periods
in which the company complied with the guidelines of entities such as ISE and the UN Global
Compact, there was a reduction during the adherence period. Four groups of fallacies were
created based on Vale S.A.'s fallacious narrative, dividing the categories into operational,
lamentation, relationship, socio-environmental and tragedy-related fallacies. A vocabulary
of fallacious words was developed by fallacy category. This thesis contributes to improving
the accuracy of users of socio-environmental information, helping to identify sustainable
fallacies. It is expected that future research will confront the levels of fallacies after the
adoption of the General Requirements for Disclosure of Sustainability related Financial
Information (IFRS S1), seeking to standardize reports and potentially reduce selfpromotional bias, increasing companies' responsiveness in disclosing (in)sustainability and
faithful representation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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