http://repositorio.unb.br/handle/10482/50828
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WandileneMacedo_DISSERT.pdf | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB) : um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DF |
Autor : | Macedo, Wandilene |
Orientador(es):: | Gonçalves, Felipe Canova |
Assunto:: | Programa de Avaliação Seriada (PAS) Ensino médio - métodos de ensino Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Videoclipe Educação musical |
Fecha de publicación : | 11-nov-2024 |
Data de defesa:: | 23-dic-2023 |
Citación : | MACEDO, Wandilene. A produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB): um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DF. 2023. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Esta dissertação de mestrado investiga uma abordagem pedagógica que integra a vivência musical à produção de videoclipes, envolvendo estudantes do Novo Ensino Médio de escolas públicas em Taguatinga - DF, nos anos de 2022 e 2023. O tema da pesquisa surge da minha própria experiência pessoal com os videoclipes, que me proporcionaram entretenimento e inspiração artística na juventude. A pesquisa se justifica pela carência de projetos educacionais que abordem a vivência musical na produção de videoclipes em escolas públicas, especialmente pelo déficit de professores licenciados em música atuando em escolas públicas da periferia de Brasília e pela falta de enfoque pedagógico na musicalidade dos videoclipes. O objetivo geral da pesquisa é o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com a produção de videoclipes que pode ser uma estratégia valiosa para a aprendizagem musical. A metodologia adotada na pesquisa é a pesquisaação, que envolve os estudantes na produção de videoclipes musicais como um meio de aprendizado e expressão. A contribuição esperada da pesquisa é oferecer práticas pedagógicas mais inclusivas e criativa, empoderando os estudantes a explorarem sua musicalidade e expressão por meio do meio audiovisual, conduzindo-os para um possível ingresso na universidade e/ou no mundo do trabalho. |
Abstract: | This master's thesis investigates a pedagogical approach that integrates the musical experience with the production of music videos, involving New High School students from public schools in Taguatinga - DF, in the years 2022 and 2023. The research theme arises from my own personal experience with music videos, which provided me with entertainment and artistic inspiration in my youth. The research is justified by the lack of educational projects that address the musical experience in the production of music videos in public schools, especially due to the lack of teachers licensed in music working in public schools on the outskirts of Brasília and the lack of pedagogical focus on the musicality of music videos. The general objective of the research is the development of a pedagogical proposal with the production of music videos that can be a valuable strategy for musical learning. The methodology adopted in the research is action research, which involves students in the production of music videos as a means of learning and expression. The expected contribution of the research is to offer more inclusive and creative pedagogy, empowering students to explore their musicality and expression through the audiovisual medium, leading them to possible entry into university and/or the world of work. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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