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WandileneMacedo_DISSERT.pdf7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canovapt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Wandilenept_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:10Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:10Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2023-12-23-
dc.identifier.citationMACEDO, Wandilene. A produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB): um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DF. 2023. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50828-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado investiga uma abordagem pedagógica que integra a vivência musical à produção de videoclipes, envolvendo estudantes do Novo Ensino Médio de escolas públicas em Taguatinga - DF, nos anos de 2022 e 2023. O tema da pesquisa surge da minha própria experiência pessoal com os videoclipes, que me proporcionaram entretenimento e inspiração artística na juventude. A pesquisa se justifica pela carência de projetos educacionais que abordem a vivência musical na produção de videoclipes em escolas públicas, especialmente pelo déficit de professores licenciados em música atuando em escolas públicas da periferia de Brasília e pela falta de enfoque pedagógico na musicalidade dos videoclipes. O objetivo geral da pesquisa é o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com a produção de videoclipes que pode ser uma estratégia valiosa para a aprendizagem musical. A metodologia adotada na pesquisa é a pesquisaação, que envolve os estudantes na produção de videoclipes musicais como um meio de aprendizado e expressão. A contribuição esperada da pesquisa é oferecer práticas pedagógicas mais inclusivas e criativa, empoderando os estudantes a explorarem sua musicalidade e expressão por meio do meio audiovisual, conduzindo-os para um possível ingresso na universidade e/ou no mundo do trabalho.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB) : um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Avaliação Seriada (PAS)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordVideoclipept_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master's thesis investigates a pedagogical approach that integrates the musical experience with the production of music videos, involving New High School students from public schools in Taguatinga - DF, in the years 2022 and 2023. The research theme arises from my own personal experience with music videos, which provided me with entertainment and artistic inspiration in my youth. The research is justified by the lack of educational projects that address the musical experience in the production of music videos in public schools, especially due to the lack of teachers licensed in music working in public schools on the outskirts of Brasília and the lack of pedagogical focus on the musicality of music videos. The general objective of the research is the development of a pedagogical proposal with the production of music videos that can be a valuable strategy for musical learning. The methodology adopted in the research is action research, which involves students in the production of music videos as a means of learning and expression. The expected contribution of the research is to offer more inclusive and creative pedagogy, empowering students to explore their musicality and expression through the audiovisual medium, leading them to possible entry into university and/or the world of work.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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