http://repositorio.unb.br/handle/10482/50787
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2023_IaraVieiraRamos_DISSERT.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Percepção de familiares de crianças e profissionais da saúde sobre serviços de intervenção precoce |
Autor : | Ramos, Iara Vieira |
Orientador(es):: | Cunha, Andréa Baraldi |
Coorientador(es):: | Toledo, Aline Martins de |
Assunto:: | Crianças com deficiência Saúde - profissionais Famílias de crianças com deficiência |
Fecha de publicación : | 7-nov-2024 |
Data de defesa:: | 11-dic-2023 |
Citación : | RAMOS, Iara Vieira. Percepção de familiares de crianças e profissionais da saúde sobre serviços de intervenção precoce. 2023. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | INTRODUÇÃO: Cuidados Centrados na Família (CCF) é uma das abordagens em intervenção precoce (IP), no qual profissionais de saúde colaboram com familiares para apoiar o desenvolvimento infantil. No entanto, é crucial compreender a percepção de familiares e profissionais sobre os serviços de IP. OBJETIVOS: Estudo 1) descrever protocolo metodológico para identificar evidências sobre percepção de familiares sobre IP com foco na abordagem de CCF. Estudo 2) identificar a percepção de familiares e profissionais da saúde sobre IP. MÉTODOS: Estudo 1) metodologia para revisões de escopo, incluídos estudos com base na estratégia: População (P): Crianças de 0 a 4 anos, ambos os sexos, com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; Conceito (C): Estudos sobre IP e CCF, incluindo a percepção de familiares; Contexto (C): Qualquer país ou ambiente, publicados em inglês, português ou espanhol. Estudo 2) transversal, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Brasília (Parecer n.º 5.803.086). Participaram familiares de crianças (3 meses a 4 anos) e profissionais de saúde inseridos em programas de IP no Brasil (mínimo 3 meses), respondendo questionários on-line. O questionário para familiares abordou características da criança, percepção do serviço e orientações para o ambiente domiciliar. O questionário para profissionais abordou sobre formação, envolvimento familiar na IP e serviços prestados. RESULTADOS: Estudo 1) a revisão de escopo visará identificar evidências sobre percepções dos familiares em relação a IP e CCF. Estudo 2) dezesseis respostas foram válidas para questionário dos familiares, sendo a maioria mães (75%). Os familiares indicaram oportunidade para expressar necessidades sobre desenvolvimento da criança (81,2%), participar na definição de objetivos (81,2%) e satisfação com atendimento (87,5%). A maioria recebe orientações para atividades em casa (81,2%) e as realizam (75%), com apoio solidário dos profissionais (81,5%). No questionário dos profissionais de saúde, 27 participaram (feminino: 92,5%), principalmente fisioterapeutas (66,7%). A maioria é especializada (62,9%), com mais de seis anos de experiência (55,5%). Estes responderam que discutem objetivos terapêuticos com a família (92,6%) e consideram suas necessidades (70,4%). Os profissionais relataram envolvimento variado em relação a sessões e atividades domiciliares. Ainda, relataram condições de trabalho favoráveis (81,5%) e feedback positivo das famílias (33,3%). CONCLUSÃO: Estudo 2) familiares demonstraram envolvimento ativo no processo de desenvolvimento da criança, e os profissionais mostraram comprometimento em facilitar este processo. Quanto aos profissionais, a maioria considera as necessidades das famílias na IP e está satisfeita com o ambiente de trabalho. Entretanto, relataram que nem todas as famílias participam ativamente desse processo. |
Abstract: | INTRODUCTION: Family-centered care (FCC) is one of the approaches in early intervention (EI) where healthcare professionals collaborate with families to support child development. However, understanding the perceptions of both families and professionals regarding EI services is crucial. OBJECTIVES: Study 1) To describe a methodological protocol to identify evidence on family perception of EI with a focus on the FCC approach. Study 2) To identify the perception of families and healthcare professionals on EI. METHODS: Study 1) Scoping review methodology, including studies based on the strategy: Population (P): children aged 0 to 4 years, both genders, at risk of neuropsychomotor development delay; Concept (C): studies on EI and FCC, including family perception outcome; Context (C): any country or setting, published in English, Portuguese, or Spanish. Study 2) Cross-sectional, approved by the Ethics Committee of the University of Brasilia (protocol nº: 5.803.086). Participants included families of children (3 months to 4 years) and healthcare professionals in EI programs in Brazil (minimum 3 months), responding to online questionnaires. The family questionnaire addressed child characteristics, service perception, and guidance on home-based activities. The professional questionnaire addressed education, family involvement in EI, and services provided. RESULTS: Study 1) The scoping review will aim to identify evidence on family perceptions of EI and FCC. Study 2) Sixteen responses were valid for the family questionnaire, with the majority being mothers (75%). Families indicated the opportunity to express needs regarding child development (81.2%), participate in goal setting (81.2%), and satisfaction with the service (87.5%). The majority received guidance on homebased activities (81.2%) and implemented them (75%), with empathy and support from professionals (81.5%). In the healthcare professionals' questionnaire, 27 participated (female: 92.5%), primarily physical therapists (66.7%). Most are specialized (62.9%), with over six years of experience (55.5%). They reported discussing therapeutic goals with the family (92.6%) and considering their needs (70.4%). Professionals reported varied involvement in sessions and home activities. Additionally, they reported favorable working conditions (81.5%) and positive feedback from families (33.3%). CONCLUSION: Study 2) Families demonstrated active involvement in the child's developmental process, while professionals demonstrated a commitment to facilitating this process. From the professionals' perspective, the majority considered the families' needs in EI and was satisfied with the working environment. However, they reported that not all families seem to be engaged in this process. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação |
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