Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cunha, Andréa Baraldi | - |
dc.contributor.author | Ramos, Iara Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T12:41:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T12:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Iara Vieira. Percepção de familiares de crianças e profissionais da saúde sobre serviços de intervenção precoce. 2023. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50787 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Cuidados Centrados na Família (CCF) é uma das abordagens
em intervenção precoce (IP), no qual profissionais de saúde colaboram com
familiares para apoiar o desenvolvimento infantil. No entanto, é crucial
compreender a percepção de familiares e profissionais sobre os serviços de IP.
OBJETIVOS: Estudo 1) descrever protocolo metodológico para identificar
evidências sobre percepção de familiares sobre IP com foco na abordagem de
CCF. Estudo 2) identificar a percepção de familiares e profissionais da saúde
sobre IP. MÉTODOS: Estudo 1) metodologia para revisões de escopo, incluídos
estudos com base na estratégia: População (P): Crianças de 0 a 4 anos, ambos
os sexos, com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; Conceito
(C): Estudos sobre IP e CCF, incluindo a percepção de familiares; Contexto (C):
Qualquer país ou ambiente, publicados em inglês, português ou espanhol.
Estudo 2) transversal, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Brasília
(Parecer n.º 5.803.086). Participaram familiares de crianças (3 meses a 4 anos)
e profissionais de saúde inseridos em programas de IP no Brasil (mínimo 3
meses), respondendo questionários on-line. O questionário para familiares
abordou características da criança, percepção do serviço e orientações para o
ambiente domiciliar. O questionário para profissionais abordou sobre formação,
envolvimento familiar na IP e serviços prestados. RESULTADOS: Estudo 1) a
revisão de escopo visará identificar evidências sobre percepções dos familiares
em relação a IP e CCF. Estudo 2) dezesseis respostas foram válidas para
questionário dos familiares, sendo a maioria mães (75%). Os familiares
indicaram oportunidade para expressar necessidades sobre desenvolvimento da
criança (81,2%), participar na definição de objetivos (81,2%) e satisfação com
atendimento (87,5%). A maioria recebe orientações para atividades em casa
(81,2%) e as realizam (75%), com apoio solidário dos profissionais (81,5%). No
questionário dos profissionais de saúde, 27 participaram (feminino: 92,5%),
principalmente fisioterapeutas (66,7%). A maioria é especializada (62,9%), com mais de seis anos de experiência (55,5%). Estes responderam que discutem
objetivos terapêuticos com a família (92,6%) e consideram suas necessidades
(70,4%). Os profissionais relataram envolvimento variado em relação a sessões
e atividades domiciliares. Ainda, relataram condições de trabalho favoráveis
(81,5%) e feedback positivo das famílias (33,3%). CONCLUSÃO: Estudo 2)
familiares demonstraram envolvimento ativo no processo de desenvolvimento da
criança, e os profissionais mostraram comprometimento em facilitar este
processo. Quanto aos profissionais, a maioria considera as necessidades das
famílias na IP e está satisfeita com o ambiente de trabalho. Entretanto, relataram
que nem todas as famílias participam ativamente desse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção de familiares de crianças e profissionais da saúde sobre serviços de intervenção precoce | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde - profissionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Famílias de crianças com deficiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Toledo, Aline Martins de | - |
dc.description.abstract1 | INTRODUCTION: Family-centered care (FCC) is one of the approaches in early
intervention (EI) where healthcare professionals collaborate with families to
support child development. However, understanding the perceptions of both
families and professionals regarding EI services is crucial. OBJECTIVES: Study
1) To describe a methodological protocol to identify evidence on family perception
of EI with a focus on the FCC approach. Study 2) To identify the perception of
families and healthcare professionals on EI. METHODS: Study 1) Scoping review
methodology, including studies based on the strategy: Population (P): children
aged 0 to 4 years, both genders, at risk of neuropsychomotor development delay;
Concept (C): studies on EI and FCC, including family perception outcome;
Context (C): any country or setting, published in English, Portuguese, or Spanish.
Study 2) Cross-sectional, approved by the Ethics Committee of the University of
Brasilia (protocol nº: 5.803.086). Participants included families of children (3
months to 4 years) and healthcare professionals in EI programs in Brazil
(minimum 3 months), responding to online questionnaires. The family
questionnaire addressed child characteristics, service perception, and guidance
on home-based activities. The professional questionnaire addressed education,
family involvement in EI, and services provided. RESULTS: Study 1) The scoping
review will aim to identify evidence on family perceptions of EI and FCC. Study
2) Sixteen responses were valid for the family questionnaire, with the majority
being mothers (75%). Families indicated the opportunity to express needs
regarding child development (81.2%), participate in goal setting (81.2%), and
satisfaction with the service (87.5%). The majority received guidance on homebased activities (81.2%) and implemented them (75%), with empathy and support
from professionals (81.5%). In the healthcare professionals' questionnaire, 27
participated (female: 92.5%), primarily physical therapists (66.7%). Most are
specialized (62.9%), with over six years of experience (55.5%). They reported
discussing therapeutic goals with the family (92.6%) and considering their needs (70.4%). Professionals reported varied involvement in sessions and home
activities. Additionally, they reported favorable working conditions (81.5%) and
positive feedback from families (33.3%). CONCLUSION: Study 2) Families
demonstrated active involvement in the child's developmental process, while
professionals demonstrated a commitment to facilitating this process. From the
professionals' perspective, the majority considered the families' needs in EI and
was satisfied with the working environment. However, they reported that not all
families seem to be engaged in this process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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