Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_JessicaLorhanneDuraesMartins_DISSERT.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open
Title: O negócio das plantas alimentícias não convencionais : estudo multicaso nas feiras orgânicas do Distrito Federal
Authors: Martins, Jessica Lorhanne Durães
Orientador(es):: Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto:: Agricultura familiar
Feiras
Distrito Federal (DF)
Issue Date: 10-Oct-2024
Citation: MARTINS, Jessica Lorhanne Durães. O negócio das plantas alimentícias não convencionais: estudo multicaso nas feiras orgânicas do Distrito Federal. 2023. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) apresentam relação estreita com agricultores e comunidades tradicionais, apresentando-se como tema de imenso potencial para ser explorado nas mais diversas áreas de pesquisa, uma vez que possuem grande importância para a subsistência dos indivíduos, principalmente em situação de vulnerabilidade econômica. Neste sentindo, as PANC se inserem como um recurso natural promissor, com diversos benefícios à saúde. O presente estudo teve como objetivo prospectar informações sobre a presença das plantas alimentícias não-convencionais em feiras orgânicas do Distrito Federal, com a finalidade de contribuir com a difusão do conhecimento sobre estas espécies, com o incremento da diversidade na dieta e com o dinamismo da economia local. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo e multicaso. Foram visitadas 20 feiras e entrevistados 24 produtores/feirantes em diferentes regiões administrativas do DF. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário e entrevista semiestruturada, de forma presencial. Foram levantadas informações sobre o perfil do feirante, características da atividade, bem como a percepção dos entrevistados sobre a atividade. Cerca de 80% dos entrevistados conheciam o termo PANC. Para a maioria, o conhecimento vem desde a infância, principalmente repassados pelos avós. Entre as PANC mais conhecidas e consumidas estão: ora-pro-nóbis, taioba, peixinho e beldroega. Verificou-se que 88% dos entrevistados produzem as PANC em suas propriedades e afirmam que elas representam ganho econômico significativo, gerando renda extra para a família. A oferta só não é maior por falta de conhecimento tanto de produtores, quanto de consumidores. Foi observada a necessidade de divulgação das espécies e da importância nutricional e social junto à sociedade.
Abstract: Non-Conventional Food Plants (NCFP) are closely related to farmers and traditional communities and are a subject with immense potential to be explored in the most diverse areas of research, since they are of great importance to the subsistence of individuals, especially those in situations of economic vulnerability. In this sense, PANCs are a promising natural resource with many health benefits. The aim of this study was to gather information on the presence of non-conventional food plants in organic markets in the Federal District, with the aim of contributing to the dissemination of knowledge about these species, increasing dietary diversity and boosting the local economy. This is an exploratory, qualitative, multi-case study. We visited 20 markets and interviewed 24 producers/farmers in different administrative regions of the Federal District. Data was collected by means of a questionnaire and semi-structured face-toface interviews. Information was collected on the marketer's profile, characteristics of the activity, as well as the interviewees' perception of the activity. Around 80% of those interviewed knew the term PANC. For the majority, this knowledge comes from childhood, mainly passed down from grandparents. Among the most well-known and consumed PANCs are: ora-pro-nóbis, taioba, peixinho and beldroega. It was found that 88% of those interviewed produce PANC on their properties and say that they represent a significant economic gain, generating extra income for the family. The only reason they are not more widely available is due to a lack of knowledge on the part of both producers and consumers. There was a need to publicize the species and their nutritional and social importance to society.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50551/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.